Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Assentamentos Humanos da UNIMAR - Universidade de Marília se propõe a ser uma publicação técnico-científica nacional, de periodicidade semestral, voltada para a divulgação de artigos, resenhas, revisões, entrevistas e estudos de caso que representem avanços e progresso científico.


Para publicação, entende-se ser bem-vinda qualquer área do conhecimento ligada ao contexto, sobretudo na grande área das Ciências Sociais Aplicadas e suas sub áreas. A publicação tem como objetivo incentivar análises abrangentes, interdisciplinares e plurais nas áreas destacadas.

A Revista Assentamentos Humanos engloba diversas áreas do conhecimento das ciências sociais e exatas, entre elas:

ARQUITETURA E URBANISMO

1. Urbanismo

2. Paisagismo e Ambientes

3. Restauro de Edifícios

4. Comunicação Visual

5. Luminotécnica

6. Tecnologia da Construção

7. Acompanhamento de Obra

8. Desenho de Mobiliário

9. Pesquisa Científica e Tecnológica

10. Tecnologia em Projeção Digital

11. Especialidade em BIM

12. Visualização Arquitetônica em 3D

13. Designer Gráfico de Animação

14. Designer de Imagens 3D

15. Designer de Interiores

16. Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo

17. Arquitetura Comercial e Industrial

18. Design de Mobilidade Urbana

19. Sustentabilidade em Arquitetura 

ENGENHARIA

1. Estruturas e Fundações

2. Geotecnia

3. Hidráulica

4. Infraestrutura e Transporte

5. Saneamento

6. Sustentabilidade e Construção

7. Conhecimento de Novos Materiais

8. Construções Inteligentes e Modernas

9. Tecnologia e Habilidade de Adaptação

10. Aproveitamento dos Recursos Naturais

11. Coordenação de Planejamento de Obra

12. Gerenciamento de Operações

TECNOLOGIA

1. Desenvolvimento e Programação

2. Análise de Sistema 

3. Arquitetura de Software 

4. Gerenciamento de TI 

5. Desenvolvimento de aplicativos

6. Engenharia de Software 

DESIGN

1. Ergonomia

2. Design do Produto

3. Design Gráfico

4. Design Industrial

5. Design Digital

6. Design de Moda

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais, e seu simples recebimento desobriga a sua publicação. 

Apreciação pelo conselho: Todo trabalho será submetido a dois pareceristas, a uma correção de ABNT e a revisão de português. O trabalho deve ser reformulado, se necessário, no prazo máximo de 30 dias.

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos à publicação em primeira mão nesta revista. As publicações posteriores são de direitos do autor.


CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Dados da Revista.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

UNIMAR

NIPEX/UNIMAR

Histórico do periódico

A Revista “Assentamentos Humanos” é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNIMAR que, desde 1999, tem implementado a divulgação nacional e regional de trabalhos estudos e pesquisas de docentes, alunos, pesquisadores e colaboradores convidados. Dentre os conteúdos abordados pela revista, estão os aspectos da realidade urbana e regional que propiciam reflexões e críticas na direção do desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos, entendendo-o como o resultado de perspectivas positivas do ponto de vista social, técnico, econômico, cultural e ambiental.

Os artigos científicos são organizados na estrutura da revista de acordo com as temáticas inter e multidisciplinares. A revista disponibiliza contribuições de maneira a fornecer apoio científico aos caminhos da gestão, do planejamento e do projeto dos assentamentos humanos, entendidos como resultado da relação cidade/natureza e problemas antrópicos.  A partir de 2016, passou a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, tendo em vista o constante aprimoramento e modernização na divulgação da produção intelectual universitária ao público. Através deste software, desenvolvido especificamente para a elaboração e monitoramento de periódicos eletrônicos, com base no sistema Open Journal Systems – OJS, a revista “Assentamentos Humanos” passa a ser veiculada, também, no formato eletrônico.