SERIA POSSÍVEL AS FEIRAS LIVRES RECUPERAREM SUA IMPORTÂNCIA COMO DISTRIBUIDORES DE ALIMENTOS? PROPOSTA DE AÇÕES BASEADAS NO CASO DE TUPÃ, SP, BRASIL

Ana Livia Cazane, João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Fábio Fontolan Sampaio

Resumo


O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento do consumidor de FLV nas feiras livres em Tupã-SP, Brasil. Para isso, foram identificados o perfil demográfico e socioeconômico e os hábitos de consumo dos frequentadores das feiras livres e verificada a influência dos fatores sociais e pessoais sobre o comportamento desses consumidores. Foram entrevistadas 227 pessoas, definidas por amostragem não probabilística e de conveniência, distribuídas proporcionalmente entre as feiras. Verificou-se que o comportamento de compra dos consumidores de FLV é influenciado por fatores sociais (família e amigos) e pessoais (sexo, idade, renda familiar, grau de instrução e estado civil). A baixa fidelidade dos consumidores evidencia a necessidade de ações que valorizem as vantagens de se comprar em feiras livres, quando comparados a outros locais. Os resultados permitiram a compreensão do comportamento dos consumidores entrevistados, conduzindo à identificação de questões relacionadas ao desenvolvimento das feiras livres, fomentando a economia da cidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCHER, G.P. et al. Latent consumers´ attitude to farmers´ markets in North West England. British Food Journal, v. 105, n. 8, 2003.

BORBA, F.S. Dicionário Unesp do Português Contemporâneo. São Paulo: Edunesp, 2004.

BRETZKE, M. Comportamento do Cliente. In: DIAS, S.R. (Coord.). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006.

CAZANE, A.L. et al. Análise do consumo de Frutas em Tupã-SP. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2008. Anais... Vitória-ES: Incaper, outubro de 2008.

CHETTAMRONGCHAI, P.; DAVIES, G. Segmenting the market for food shoppers. British Food Journal, v.102, n.2, 2000.

COLLA, C. Análise do comportamento do consumidor das feiras livres nos municípios de Cascavel e de Toledo-PR, 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo, 2008.

COSTA JUNIOR, M.P.; SILVA, L.P.; OLIVEIRA, M.A.S. Características e satisfação dos consumidores de produtos hortifrutícolas na feira livre do Crato-CE. In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45, 2007. Anais... Londrina: UEL, 2007.

COUTINHO, E.P.; NEVES, H.C.N.; SILVA, E.M.G. Feiras livres do brejo paraibano: crise e perspectivas. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 44. Anais... Fortaleza: CE, 2006. 1 CD-ROM.

CHURCHILL, G.A. Marketing Research: methodological foundation. Orlando, FL: The Dryden Press, 1995.

ENGEL, J.F.; BLACKWELL, R.D.; MINIARD, P. Comportamento do Consumidor 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FARINA, E.M.M.Q.; MACHADO, E.L. (1999) Government regulation and business strategies in the Brazilian fresh fruit and vegetable market. In: II WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DE SISTEMAS AGROALIMENTARES, 1999. PENSA/FEA: Universidade de São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265398824_GOVERNMENT_REGULATION_AND_BUSINESS_STRATEGIES_IN_THE_BRAZILIAN_FRESH_FRUIT_AND_VEGETABLE_MARKET. Acesso em: 05 fev. 2019.

GIGLIO E.M. O Comportamento do Consumidor. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

GRANDES varejistas passam a comprar hortaliças diretamente dos produtores. Jornal da Unicamp, Campinas, 2006. p. 1. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2006/ju319pag8b.html. Acesso em: 06 jul. 2009.

GUIVANT, J.S. Os supermercados na oferta de alimentos orgânicos: apelando ao estilo de vida ego-trip. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. 6, n. 2, p. 63-81, 2003.

GUTHRIE, J. et al. Farmers markets: the small business counter-revolution in food production and retailing. British Food Journal, v. 108, n. 7, p. 560-573, 2006.

HALL, J.N. et al. Global variability in fruit and vegetable consumption. American Journal of Preventive Medicine, v. 36, n. 5, p. 402-409, 2009.

HUNT, A.R. Consumer interactions and influences on farmers market vendors. Renewable Agriculture and Food Systems, v. 22, p. 54-66, 2007.

KINJO, T.; IKEDA, A. Comportamento do consumidor em Feiras Livres. In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43, 2005. Anais... Disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/2/420.pdf. Acesso em: 10 ago. 2008.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LIMA, A.C.T.; VANZO, F.M.; LIMA, J. O comportamento do consumidor nas feiras livres da cidade de Marília, 2007. Trabalho de Conclusão – Centro Universitário Eurìpides de Marília, Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, 2007.

LUCCHESE-CHEUNG, T.; BATALHA, M.O. Brasileiros urbanos e seus diferentes comportamentos de consumo alimentar: quais as implicações para a organização das cadeias produtivas de alimentos? Informações Econômicas, SP, v. 40, n. 8, p. 30-39, 2010.

MAGAREY, A.; McKEAN, S.; DANIELS, L. Evaluation of fruit and vegetable intakes of Australian adults: the National Survey 1995. Australian and New Zealand Journal Public Health, v. 30, n. 1, p. 32-37, 2006.

MALHOTRA, N.K. et al. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MARTINS, V.A.; MARGARIDO, M.A.; BUENO, C.R.F. Alteração no perfil de compra de frutas, legumes e verduras nos supermercados e feiras livres na cidade de São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 1-8, 2007.

MOREIRA, P.A.; PADRÃO, P.D. Educational and economic determinants of food intake in Portugueses adults: a cross-sectional survey. Biomed Central Public Health, v. 4, p. 58-68, 2004.

NOVAES, A. L. Comportamento do consumo de carne bovina e hortaliças no Brasil: perfil dos consumidores, 2006. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Departamento de Economia e Administração, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006.

O’BRIEN, M.M. et al. The importance of composite for estimates of vegetable and fruit intakes. Public Health Nutrition, v. 6, n. 7, p. 711-726, 2003.

OLIVEIRA, V.R.; LIMA FILHO, D.O. Comportamento do consumidor e os locais de compra de alimentos. In: IX SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD, FEA: USP, 2006. Anais... Disponível em: http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/287.pdf. Acesso em: 05 fev. 2019.

PINHEIRO, R.M. et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

REVISTA FRUTIFATOS. Sua majestade o consumidor. Revista Frutifatos. Brasília, DF: Ministério da Integração Nacional, v.1, n.1, p.8-11, setembro de 1999. Disponível em: http://www.integracao.gov.br/infraestruturahidrica/publicacoes/frutifatos.asp. Acesso em: 21 out. 2007.

SATO,G.S.; MARTINS, V.A.; BUENO, C.R.F. Análise exploratória do perfil do consumidor de produtos minimamente processados na cidade de São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v. 37, n. 6, p. 62-71, 2007.

SILVA, C.S. et al. Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 25, n. 2, p. 229-234, 2003.

SILVESTRE, L.H. et al. O que se compra na feira? Perfil e fatores de decisão do consumidor em Lavras, MG. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 44. Anais... Fortaleza: CE, 2006. 1 CD-ROM.

SOLOMON, M.R. Consumer Behavior: buying, having, and being. 4. ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1999.

SOUSA, L.G. Memórias de economia: a realidade brasileira. São Paulo: Eumed. Net, 2004. Disponível em: http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-mem/lgs-mem.htm. Acesso em: 05 fev. 2019.

SOUZA, R.A.M. Mudanças no consumo e na distribuição de alimentos: o caso da distribuição de hortaliças de folhas na cidade de São Paulo, 2005. Dissertação (Mestrado em Economia) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SOUZA, R.A.M. et al. Comercialização hortícola: análise de alguns setores do mercado varejista de São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v. 28, n. 10, p. 1-18, 1998.

SOUZA, R.S. Comportamento de compra dos consumidores de frutas, legumes e verduras na região central do Rio Grande do Sul. Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 511-517, 2008.

VILELA, N.J.; HENZ, G.P. Situação atual da participação das hortaliças no agronegócio brasileiro e perspectivas futuras. Cadernos de Ciência & Tecnologia. Brasília, v. 17, n. 1, p. 71-89, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.