A INSERÇÃO DO BRASIL NA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E A DINÂMICA INDUSTRIAL LOCAL

Paulo Fernando Cirino MOURÃO

Resumo


A globalização neste final de século coloca em marcha um processo de reestruturação das economias nacionais, alterando o modelo de industrialização por substituição de importações no Brasil. O objetivo deste texto é analisar o alcance e a forma que este processo está assumindo na região de Marília, uma cidade média localizada no Oeste paulista. Parte- se da proposição de Milton Santos sobre a necessidade de se empreender um conhecimento sistemático da realidade a partir da análise do território, contemplando sua instância mundial, mas também a local, de forma que a análise geográfica consiga captar a maneira como uma mesma forma de produzir se realiza em partes específicas de um território, associando a nova dinâmica as condições preexistentes.


Palavras-chave


Globalização; teoria dos ciclos; substituição de importações; descentralização industrial; formação social; território; flexibilidade

Texto completo:

PDF

Referências


AZZONI, Carlos R. O novo endereço da indústria paulista. São Paulo: IPE/USP, 1988.

BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo : Hucitec, 1996.

LIPIETZ, A; LEBORGNE, D. “O pós-fordismo e seu espaço”. In: Revista Espaço e debates. São Paulo : NERU, 25, 1988. p.12-29.

LIPIETZ, A. Miragens e Milagres: Problemas da industrialização no Terceiro Mundo. São Paulo : Nobel, 1988.

MAMIGONIAN, Armen. “Teorias sobre a industrialização brasileira e latino americana”. In: Geografia e Meio Ambiente no Brasil. São Paulo-Rio de Janeiro : Hucitec, 1995.

RANGEL, Ignácio. Economia, milagre e antimilagre. Rio de Janeiro : Zahar, 1985.

RATTNER, Henrique. “Globalização e projeto nacional”. In: Território, Globalização e Fragmentação. São Paulo : Hucitec-Anpur, 1994.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo : Nobel, 1992.

________. ”Sociedade e Espaço: A Formação Social como teoria e como método”. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo : AGB, jun/1977. n. 54.

___________. Técnica, Espaço, Tempo. Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo : Hucitec, 1994.

STORPER, M. A. “A industrialização e a questão regional no Terceiro

Mundo”. In: VALLADARES, Lícia; PRETECEILLE, Edmond (org.). Reestruturação Urbana. São Paulo : Nobel, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.