A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Myrian Lúcia Ruiz CASTILHO

Resumo


Neste texto, procuro tratar de um tema importante que surge com a mudança radical das estruturas científicas, sociais e educativas nos dias atuais. Alguns aspectos sobre a profissão docente, entre elas a discussão da formação permanente de professores, que deveria ser vista como um requisito fundamental para as transformações que se fazem necessárias na educação, além de considerar que a formação do professor precisa ser intencional e possibilitar o desenvolvimento do professor como pessoa, como profissional e como cidadão. Outro item que merece ser discutido é que a formação deve passar pela criação de espaços de reflexão e participação. Sendo assim, a formação profissional do professor é processo contínuo e permanente de desenvolvimento. Ser profissional implica ser capaz de aprender sempre.


Palavras-chave


profissão docente; formação continuada; aprendizagem; qualidade educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny (org.) Meu professor inesquecÃvel. São Paulo: Gente, 1997.

ARROIO, Miguel G. OfÃcio de mestre Ò imagens e auto imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHARTIER, R. A hist¤ria cultural: entre práticas e representações. Lisboa. Difel. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

ESTRELA, Maria Tereza (org) Viver e construir a profissÑo docente. Portugal: Editora Porto, 1997.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

MENEZES, Luís Carlos (org). Professores: formação e profissão. Coleção Formação e Professores. Campinas, São Paulo: Autores Associados: NUPES, 1996.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necess rios á educa¡Ño do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2000.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In Nóvoa, A. Os professores e a sua forma¡Ño. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PERRENOUD, Philippe. Pr ticas pedag¤gicas profissÑo docente e forma¡Ño: Perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

____ Dez novas competÕncias para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In BICUDO, M.A.V. e JUNIOR, Celestino. A.S. Forma¡Ño do educador: Dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Edunesp, 1996.

VEIGA, Ilma Passos A. (org). Caminhos da profissionaliza¡Ño do magist»rio. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.