PROFISSÃO PROFESSOR: A QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DISCUSSÃO
Palavras-chave:
formação continuada, mercado de trabalho docente, Pós- graduação stricto sensu professor universitárioResumo
Pretendemos, neste artigo, apresentar a discussão sobre a atual situação dos professores e pós-graduandos e dos Programas em Educação abordando o seu entendimento sobre profissionalização do professor universitário; identificando e analisando as características atri- buídas ao professor universitário e discutindo as formas existentes e dis- poníveis para esta qualificação. Partimos da hipótese de que a competi- tividade estabelecida pressiona a qualificação dos professores em curto prazo, fazendo com que a busca pelo curso de Pós-graduação stricto sen- su em Educação seja baseada em critérios exclusivamente mercadológi- cos. Para o levantamento dos dados empíricos, escolhemos o Estado de São Paulo como referência e o curso de Pós-graduação em Educação em quatro universidades públicas. Procuramos identificar os principais fato- res existentes na busca pela qualificação desse professor como também averiguar as mudanças ocorridas em seu ambiente de trabalho, conforme as exigências apresentadas pelo mercado de trabalho docente vigente.Referências
BRASIL. Ministério da Educação.Lei n. 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 Dez. 1996.
BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização do- cente. Brasília: Plano Editora, 2002.
CAMARGO, P. Projetos suspensos. Folha de S. Paulo, São Paulo. Sinap- se, p.8-13. 30 mar. 2004.
CAMPOS, M. M.; FÁVERO, O. A pesquisa em educação no Brasil. Ca- derno de Pesquisa, São Paulo, n. 88, p. 5-17, fev. 1994.
FIUZA, C. Q. Os caminhos da pós-graduação. Revista Ensino Superior, ano 7, n. 76, p.18-20, jan. 2005.
FOLHA DE S. PAULO. Guia pós-graduação e MBA. Folha de S. Paulo. São Paulo, 03 fev., p. 01-28,2002. Caderno Folha Empregos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos Nacionais