PROFISSÃO PROFESSOR: A QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM DISCUSSÃO

Autores

  • Terezinha Corrêa LINDINO

Palavras-chave:

formação continuada, mercado de trabalho docente, Pós- graduação stricto sensu professor universitário

Resumo

Pretendemos, neste artigo, apresentar a discussão sobre a atual situação dos professores e pós-graduandos e dos Programas em Educação abordando o seu entendimento sobre profissionalização do professor universitário; identificando e analisando as características atri- buídas ao professor universitário e discutindo as formas existentes e dis- poníveis para esta qualificação. Partimos da hipótese de que a competi- tividade estabelecida pressiona a qualificação dos professores em curto prazo, fazendo com que a busca pelo curso de Pós-graduação stricto sen- su em Educação seja baseada em critérios exclusivamente mercadológi- cos. Para o levantamento dos dados empíricos, escolhemos o Estado de São Paulo como referência e o curso de Pós-graduação em Educação em quatro universidades públicas. Procuramos identificar os principais fato- res existentes na busca pela qualificação desse professor como também averiguar as mudanças ocorridas em seu ambiente de trabalho, conforme as exigências apresentadas pelo mercado de trabalho docente vigente.

Biografia do Autor

  • Terezinha Corrêa LINDINO

    Doutora em Educação pela UNESP, Marília, SP – Brasil.Professora do Programa de Pós- graduação Lato Sensu do Colegiado de Química, na Universidade Estadual do Oeste do Para- ná – Unioeste, Toledo, PR – Brasil. E-mail: telindino@yahoo.com.br.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação.Lei n. 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 Dez. 1996.

BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização do- cente. Brasília: Plano Editora, 2002.

CAMARGO, P. Projetos suspensos. Folha de S. Paulo, São Paulo. Sinap- se, p.8-13. 30 mar. 2004.

CAMPOS, M. M.; FÁVERO, O. A pesquisa em educação no Brasil. Ca- derno de Pesquisa, São Paulo, n. 88, p. 5-17, fev. 1994.

FIUZA, C. Q. Os caminhos da pós-graduação. Revista Ensino Superior, ano 7, n. 76, p.18-20, jan. 2005.

FOLHA DE S. PAULO. Guia pós-graduação e MBA. Folha de S. Paulo. São Paulo, 03 fev., p. 01-28,2002. Caderno Folha Empregos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais