A CONCEPÇÃO ATUAL DA FAMÍLIA À LUZ DO RECONHECIMENTO DAS UNIÕES HOMOAFETIVAS

Alcione Maria Ferreira, Gustavo Vilela Félix, Paulo Henrique Silva de Almeida

Resumo


A família é considerada núcleo da socieda- de e ponto basilar de organização do Estado. Todavia, sendo resultante do processo evolutivo e da cultura que prevalece em um determinado momento históri- co, a concepção de família não se revela estática, mas reproduz os reflexos das mudanças sociais que decor- rem ao longo dos tempos. Não obstante a evolução das concepções familiares, as Uniões Homoafetivas continuaram discriminadas no tratamento legal, sen- do condenadas à invisibilidade pelo Direito. Apenas em 5 de maio de 2011, o Supremo Tribunal Fede- ral, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277 e a Arguição de Descumprimento de Pre- ceito Fundamental (ADPF) 132, reconheceu como união estável a entidade formada por casais de pessoas do mesmo sexo, tornando as Uniões Homoafetivas o maior expoente atual da diversidade familiar. Diante das mudanças que entornam a sua concepção, a famí- lia não mais se concebe diante dos parâmetros tradi- cionais, que não correspondem à realidade atual e à evolução do Direito das Famílias, exigindo uma nova conceituação que abranja a liberdade de constituição familiar, voltada à promoção da personalidade dos en- tes familiares, com tratamento igualitário, e tendo no afeto o núcleo de sua identificação e reconhecimento.


Palavras-chave


Família. Pluralismo; Homoafetividade; Eudemonismo; Afetividade

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Renata Barbosa de. RODRIGUES JÚNIOR, Walsir Edson. Di- reito civil: famílias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277 e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132. Ministro Ayres Britto. 04 Mar. de 2011. Disponível em: http://www.stf. jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/ADI4277revisado.pdf

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 4. ed. São Paulo: RT, 2007.

______. Manual de direito das famílias. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: RT, 2010.

______. Manual de direito das famílias. 8. ed. São Paulo: RT, 2011a. ______. União homoafetiva: o preconceito & justiça. 5. ed. rev. Atual. E

ampl. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2011b.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito de família. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.v.5

FARIAS, Cristiano Chaves de. Direito das famílias. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2011.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito de família. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 6.

LÔBO, Paulo. Direito civil: famílias. São Paulo: Saraiva, 2008.

MATOS, Ana Carla Karmatiuk. União entre pessoas do mesmo sexo: aspec-

tos jurídicos e sociais. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

NADER, Paulo. Curso de direito civil: direito de família. Rio de Janeiro: Fo- rense, 2.008. v.5.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. Direito de famí- lia. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007. v. 5.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de família. Uma abordagem psicanalí- tica. Belo horizonte: Ed. Del Rey, 2006.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça. Apelação Cível, no 70027917517. 18 fev. 2009. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.