UNIÃO: COMO ELA É PERCEBIDA ATRAVÉS DAS EXPECTATIVAS E IDEALIZAÇÕ ES DE HOMENS E MULHERES

Cláudio Edward dos Reis, Matheus José Cuzato Mancuso

Resumo


Em nosso trabalho pretendemos analisar como a união é percebida por homens e mulheres a partir de suas idealizações e expectativas. Como ob- jetivo pretendemos pesquisar como o discurso da so- ciedade atual sobre união é interpretado, absorvido e vivenciado pelos casais que estão unidos há um deter- minado tempo e aqueles indivíduos que pretendem estabelecer uma união estável, bem como, de que ma- neira há uma correspondência entre a visão romântica da relação entre pares e a realidade experimentada pe- los indivíduos. Mais especificamente, nossos objetivos serão identificar quais influências as mudanças sociais trazem para a conjugalidade; pesquisar quais expec- tativas os indivíduos trazem para a relação conjugal; estabelecer se a condição de gênero influi nas expec- tativas de relacionamento e analisar até que ponto e de que maneira essas expectativas contribuem para a geração e manutenção dos conflitos conjugais.


Palavras-chave


Amor romântico; Expectativas; Idealizações; Sociedade contemporâne; União

Texto completo:

PDF

Referências


ANDOLFI, M. (Org.) A crise do casal: uma perspectiva sistêmico-relacional. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ARAÚJO, M. F. Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações. Psicologia: ciência e profissão, v. 22, n. 2, p. 70-77, 2002.

BRASIL. Novo Código Civil. Lei no 10.403 de 10 de janeiro de 2002. Brasília, DF, 2002.

CARTER, B. & MCGOLDRICK, M. As Mudanças no Ciclo de Vida Fa- miliar: Uma Estrutura para a Terapia Familiar. 2a Ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.

DINIZ, G. O casamento contemporâneo em revista. In: FÉRES-CARNEIRO, T. Casal e Família: Permanências e rupturas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. capítulo 8, p. 135-155.

FÉRES-CARNEIRO, T. (Org.) Casal e Família: Permanências e rupturas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

FÉRES-CARNEIRO, T.; NETO, O. D. Construção e dissolução da conjugali- dade: padrões relacionais. Paidéia, v. 20, n. 46, p. 269-278, 2010.

JABLONSKI, B. Atitudes frente à crise do casamento. In: FÉRES-CARNEI- RO, T. Casamento e Família: do social à clínica. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2001. p. 81-95.

PEÇANHA, R. F.; RANGÉ, B. P. Terapia cognitivo-comportamental com ca- sais: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 4, n. 1, 2008.

TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: Construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2a Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

VILLA, M. B. Habilidades Sociais no Casamento: Avaliação e contribuição para a satisfação conjugal, 2005, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.