Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Estudos direciona seu objeto de interesse justamente para temáticas diretamente relacionadas à área de concentração do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília - UNIMAR: (1) Empreendimentos econômicos, desenvolvimento e mudança social.
http://www.domtotal.com
Nesse sentido, a Revista tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários dedicados a aspectos e elementos que guardem relação com tais assuntos, em especial nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas.
Assim, propõe-se que a linha editorial a ser seguida pela Revista Estudos subdivida-se em dois eixos temáticos:
(I) Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais;
(II) Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas.
Desse modo, os trabalhos e artigos a serem publicados na Revista devem enquadrar-se em, pelo menos, um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial. Eventualmente, a critério do conselho editorial, pode-se dedicar uma edição da Revista a determinado eixo temático, ou mesmo, a uma questão específica abrangida por quaisquer dos itens sugeridos.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Estudos da Universidade de Marília - UNIMAR tem o objetivo de publicar artigos científicos de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.
1. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo estará condicionada a sua adequação às normas editoriais. Seu simples recebimento não obriga a sua publicação. Excepcionalmente o Comitê Editorial poderá aceitar submissões de trabalhos que já tenham sido publicados e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que os trabalhos inéditos. Neste caso, o autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do mesmo.
2. Os trabalhos submetidos a esta revista passaram necessariamente pelo sistema Double Blind Peer Review, em que o artigo é avaliado por Doutores das áreas de conhecimento, os quais não terão acesso à identificação dos autores, assim como os autores não conhecerão seus avaliadores. A avaliação ocorre, necessariamente, por no mínimo dois pareceristas ad hoc (avaliadores). Todavia, caso haja discrepância superior a três pontos (avaliação de zero a dez), ocorrerá uma terceira avaliação.
3. Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Comitê Editorial. No sumário, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.
4. A revista reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5. Os artigos publicados na REVISTA ESTUDOS podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja consignada a fonte de publicação original.
6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Fases da avaliação
Os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo essa avaliação a segunda fase.
Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.
Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por email ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.
Periodicidade
A Revista Estudos é uma publicação regular e semestral (a partir do 2º semestre de 2017), que conta com dois números e um volume por ano.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
UNIMAR
Reitor
Márcio Mesquita Serva
Vice-reitora
Profa. Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva
Pró-reitor Administrativo
Marco Antonio Teixeira
Pró-reitor Acadêmico
Prof. José Roberto Marques de Castro
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Ms. Fernanda Mesquita Serva
Pró-reitora de Ação Comunitária
Profa. Ms. Fernanda Mesquita Serva
Avenida Higyno Muzzy Filho, 1001
Campus Universitário
CEP: 17.525–902 - Marília/SP
Fone (14) 2105-4000
falecom@unimar.br
Ética na avaliação e na pesquisa científica
Visando dar transparência ao processo de avaliação, a Revista Estudos pauta-se pelos princípios éticos do Committee on Publication Ethics – COPE. Assim, os processos de avaliação são feitos por especialistas nos temas pertinentes à linha editorial da revista e sua administração também conta com Professores Doutores qualificados. O sistema do double blind peer view garante a segurança e confidencialidade da avaliação e permite o tratamento igualitário dos autores. As relações de membros do Conselho Avaliador e do Conselho Editorial estão disponíveis no site da Revista, bem como a relação de membros da equipe editorial e seus respectivos contatos. Os autores podem submeter seus trabalhos de forma voluntária e gratuita em fluxo contínuo e devem zelar pela qualidade de seus artigos. Em caso de plágio de qualquer natureza ou falsificação de informações os autores se sujeitarão às penas da lei. O acesso ao conteúdo da Revista é gratuito no intuito de fomentar a democratização do conhecimento, por meio do debate científico sobre os temas abordados. A Revista segue rigorosamente seu calendário de publicações e mantém uma política de arquivamento de modo a possibilitar o acesso livre e gratuito a todas as suas edições. Espera-se que as condutas dos autores, avaliadores e editores sejam sempre pautadas pela igualdade e lealdade, conforme os melhores princípios éticos.
Para conhecer os princípios da Committee on Publication Ethics – COPE acesse: http://publicationethics.org/resources/guidelines