FAMÍLIAS E SUA RELAÇÃO COM ABRIGOS: UMA RESPOSTA À CONJUNTURA BRASILEIRA?
Palavras-chave:
sociedade neoliberal, famílias, abrigo, crianças e adolescentesResumo
O texto apresentado tem como objetivo primordial, propor alguns apontamentos sobre as conseqüências acarretadas às famílias brasi- leiras pelas alterações no mercado de trabalho, mais precisamente em uma sociedade capitalista movida pela política neoliberal. As conseqüências deste processo junto às famílias abrangem desde a alteração na constituição fami- liar, com a ampliação (agregados) ou passando a monoparentais, chegando a destacar a problemática da inserção de crianças e adolescentes em abrigos. Traz, ainda, alguns comentários sobre a condição dos abrigos, priorizando a necessidade de se preservar a retorno junto aos familiares, que é medida excepcional, portanto, sobressaindo o direito à convivência familiar e comu- nitária, que deve ser priorizada conforme bem expressa a lei.
Referências
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. A priorização da família brasi- leira na agenda da política social. In: Família Brasileira, a base de tudo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
EVANGELISTA, Jane. Os filhos que não tivemos. Disponível em: http// www.jornal da facom.com.br. Acesso em: 14 fev.2007.
FERREIRA, Márcia Regina Porto; CARVALHO, Sônia Regina. 1o Guia de adoção de crianças e adolescentes do Brasil: novos caminhos e dificul- dades e possíveis soluções – Editora Winners e Fundação Orsa, s.d.
IAMMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade-tra- balho e formação profissional, 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
IEE – Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP e CBIA – Centro Brasilei- ro para a Infância e Adolescência. Cadernos de Ação no 03. Trabalho com Abrigos. São Paulo: Forja Gráfica e Editora Ltda, 1993.
______ Cadernos de Ação no 01 – Trabalho com Famílias. São Paulo: For- ja Gráfica e Editora Ltda, 1993.
MONTAÑO, Carlos Eduardo. O Serviço Social frente ao neoliberalismo. In: Revista Serviço Social e Sociedade, no 53, São Paulo: Cortez, 1997.
YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora: 1996.