O IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTiS E DOAÇÃO (ITCMD) INCiDENTE SOBRE A DESIGUALDADE DE VALORES NA PARTILHA DE BENS DECORRENTE DO DIVÓRCIO
Palavras-chave:
divórcio, matrimônio, ITCMD, Partilha desigualResumo
Rompidos os vínculos que antes uniam o casal, é ressalvada a dissolução do casamento, conforme emoldura a legislação. com a recente reforma da constituição Federal, alterou-se o paradigma do direito de Fa- mília ao decretar o fim da separação e reconhecer o divórcio como a única medida de extinção da relação matrimonial. Ao enveredar para o divórcio, os consortes devem partilhar o patrimônio amealhado no percurso do casa- mento, consoante o regime adquirido à época do enlace. A lei elenca que de- verá haver a meação do patrimônio entre os cônjuges; caso estes partilhem em desigualdade, incidirá o imposto de transmissão causa mortis e doação (iTcmd), já que essa diferença de bens se caracterizará como doação. contudo, este instituto em nada se assemelha com a partilha desigual, sen- do que a aplicação do supracitado imposto evidencia a influência estatal sobre a divisão patrimonial do casal separando, ao intervir nas deliberações que ambos ponderaram em conjunto para melhor certificar seus direitos.
Referências
AZEVEdO, Álvaro Villaça. Código civil anotado e legislação comple- mentar / Villaça, Venosa. São Paulo: Atlas, 2004.
cAHALi, Francisco José. Contrato de convivência na união estável. São Paulo: Saraiva, 2002.
cOmEL, denise damo. divórcio imediato e normas remanescentes. dis- ponível em http://jus.uol.com.br/revista/texto/13194/divorcio-imediato-e- -normas-remanescentes. Acesso em: 30 abr. 2011.
dELGAdO, José Augusto. Comentários ao novo Código Civil, v. Xi, t. ii, Rio de Janeiro: Forense, 2004.
dENARi, Zelmo. Curso de direito tributário. 8. ed. São Paulo: Atlas: 2002.
diAS, maria Berenice. Manual de direito das famílias. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
diNiZ, maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 24 ed. reformu- lada, São Paulo: Saraiva, 2009.
HARAdA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 12. ed. São Paulo: Atlas: 2004.
LOPES, miguel maria de Serpa, Curso de direito civil, v. ii. Rio de Janei- ro: Freitas Bastos, 2001.
mATHiAS, carlos Fernando. Código Civil comentado, v. iX. São Paulo: Atlas, 2004.
mAcHAdO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 24. ed. São Pau- lo: malheiros, 2004.
mONTEiRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. Direito de família, vol 2, 37. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2004.
mORAES, maria celina Bodin de. danos morais em família? conjuga- lidade, parentalidade e responsabilidade civil. in: PEREiRA, Tânia da Silva; PEREiRA, Rodrigo da cunha (coords.). A ética da convivência familiar e a sua efetividade no cotidiano dos tribunais. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
NAScimENTO, José moacyr doretto; cARdOZO, Gustavo Gonçal- ves. A emenda do divórcio: singelas reflexões.Disponível em http://jus. uol.com.br/revista/texto/17011/a-emenda-do-divorcio-singelas-reflexoes. Acesso em: 29 abr. 2011.
NERY JuNiOR, Nelson, NERY, Rosa maria de Andrade. Código Civil comentado. 65. ed. rev. ampl. e atual. até 28 der março 2008. São Paulo: Revista os Tribunais, 2008.
PELuSO, cezar (coord.). Código Civil Comentado: doutrina e jurispru- dência. Lei n. 10.406, de 10.01.2002: contém o código civil de 1916. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: manole, 2011.
ROdRiGuES, Silvio. Direito civil vol. 6. 28 ed. São Paulo: Editora Sa- raiva, 2004.
SABBAG, Eduardo. Manual de direito tributário. 2. ed. São Paulo: Sa- raiva, 2010.
ScAFF, Fernando Facury. Família e Tributação - Notas para uma Aná- lise Transdisciplinar. Revista Dialética de Direito Tributário. São Paulo: dialética, v.129, 2006.
SiLVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 34. ed. revista e atualizada. São Paulo: malheiros, 2010.
VENOSA, Silvio de Salvo. Emenda constitucional n.o 66/2010. Extinção da separação judicial. disponível em: http://silviovenosa.com.br. Acesso em: 29 abr. 2011.