POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: APORTES DA LEI Nº 10.639/03 NO MATERIAL DIDÁTICO DAS ESCOLAS DE CRICIÚMA/SC

Fernanda da Silva Lima, Paula Keller Frutuoso

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral verificar se a Lei 10.639/2003 assegura uma educação comprometida com a diversidade étnico-racial e com a valorização da história e cultura afro-brasileira e africana. O problema do artigo consiste em verificar se é possível estabelecer uma educação anti-racista conforme preconiza a Lei 10.639 de 2003 no material didático fornecido pelo poder público aos alunos do 6º ao 9ª ano do ensino fundamental no município de Criciúma/SC. Este artigo está estruturado em três objetivos específicos: a) estudar as relações raciais no Brasil e o contexto histórico de exclusão da raça negra desde o período escravocrata; b) compreender a necessidade de construir-se uma sociedade livre de exclusões ou preconceitos vinculados a raça a partir da matriz intercultural dos direitos humanos; e, c) analisar o material didático fornecido pelo poder público para as escolas públicas do município de Criciúma. A pesquisa utiliza o método indutivo e procedimento monográfico envolvendo pesquisa bibliográfica e análise documental.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018. Coleção Feminismos Plurais.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Dispõe sobre: diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 16 ago.2017(b).

CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-racismo no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, 2005.

LIMA, Fernanda da Silva; CROCETTA, Bruna Baggio . Os direitos humanos a partir de uma perspectiva intercultural. Argumentum, v. 20, p. 97-111, 2019.

LIMA, Fernanda da Silva; BORGES, Gustavo Silveira. Publicidade e racismo reverso: o que uma campanha publicitária tem a revelar sobre o racismo no Brasil. Revista de Direito do Consumidor, v. 123, p. 37-76, 2019.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colinialidade del ser: contribuciones AL desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.) El giro decolonial: reflexiones para una diversidad espistémica más Allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar/Universidad Central-IESCO/Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 127-167.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGEL, Ramón (orgs.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MALOMALO, Bas´Ilele. Repensar o multiculturalismo e o desenvolvimento no Brasil: políticas públicas de ações afirmativas para a população negra (1995-2009): volume 1. [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Educação e militância decolonial. Rio de Janeiro: Editora Selo Novo, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional e Igualdade Étnico-Racial. In: SOUZA, Douglas Martins; PIOVESAN, Fávia (Coords.). Ordem Jurídica e Igualdade Étnico-Racial. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem braço, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

VIEIRA, Flávia do Amaral. Diálogo Intercultural no novo constitucionalismo Latino-Américo. In: WOLKMER, Antônio Carlos; LIXA, Ivone Fernandes M. (Org.). Constitucionalismo, descolonización y pluralismo jurídico en América Latina. Florianópolis: Ufsc-nepe, 2015. p. 233-243.

LIVROS ANALISADOS

BOULOS Jr., Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 6º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.

BOULOS Jr., Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 7º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.

BOULOS Jr., Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 8º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.

BOULOS Jr., Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 9º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada