JUSTIÇA ECOLÓGICA: UM MODELO DE RESERVA DE JUSTIÇA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES E PARA A NATUREZA NA ÉPOCA DO ANTROPOCENO

Patryck de Araujo Ayala, Vitoria Leopoldina Gomes Mendes

Resumo


O trabalho teve como principal objetivo investigar se, por meio de um modelo de reserva de justiça, é possível se reconhecer e considerar, também, a dignidade da vida no interesse das futuras gerações e da natureza, no contexto de uma nova época geológica, assim denominada Antropoceno. Para atingir esta finalidade foi proposta como premissa argumentativa a necessidade de se considerar um modelo de justiça baseado em reservas.
Por meio do método indutivo e de pesquisa bibliográfica propôs-se que a determinação do conteúdo protegido sob reserva de justiça tem na dignidade humana a melhor referência do que se faz possível no plano de consensos morais nas sociedades contemporâneas. A pesquisa pretende demonstrar que, embora um modelo teórico de reserva de justiça se constitua na condição de reserva moral com consequências jurídicas relevantes (proteção contra maiorias parlamentares ou contra transformações radicais sobre a ordem social), uma decisão sobre o que é importante para as sociedades (sendo a dignidade o conteúdo decidido) não necessariamente se impõe como um obstáculo para a revisão de seu sentido no contexto de novas demandas existenciais. Reside exatamente na disponibilidade de se definir a extensão e o sentido do conteúdo da reserva moral (este sim, imune de modificações contra maiorias parlamentares), a capacidade de se demonstrar um modelo de justiça que atenda a novas necessidades de sociedades em transformação.
O trabalho propõe, desse modo, a possibilidade de se estender a consideração da dignidade para além da vida humana, alcançando a consideração das futuras gerações e da própria natureza. Fundamenta-se, por fim, que essa consideração se dá por meio de direitos inseridos no plano constitucional como fundamentais. Estes, por sua vez, devem ser interpretados sob uma ótica intergeracional e devem respeitar os limites do Planeta.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

AYALA, Patryck Araújo. Direito fundamental ao ambiente e a proibição do retrocesso nos níveis de proteção ambiental na Constituição brasileira. In: SENADO FEDERAL. Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle. O Princípio da Proibição de Retrocesso Ambiental. Brasília: Senado Federal, 2012. p. 207-246.

BARAK, Aharon. Human Dignity: The Constitutional Value and the Constitutional Right. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

BOSSELMANN, Klaus. The principle of sustainability: Transforming Law and Governance. London: Ashgate, 2008.

BOTKIN, Daniel. The moon in the nautilus shell. Discordant harmonies reconsidered. New York: Oxford University Press, 2012. p. 8-10.

BRANDÃO, Rodrigo. Direitos Fundamentais, Democracia e Cláusulas Pétreas. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

CAPRA, Fritjof; MATTEI, Ugo. A revolução ecojurídica. O direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. São Paulo: Cultrix, 2018.

DWORKIN, Ronald. A raposa e o porco-espinho. Justiça e valor. Trad. de: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

ENDERS, Christoph. O direito a ter direitos: o conceito de dignidade humana no direito alemão básico. Revista de Estudos Constitucionais, hermenêutica e Teoria do Direito. v. 2, n. 1, p. 1-8, jan./jun.2010.

FERRAJOLI, Luigi. Por uma teoria dos direitos e dos bens fundamentais. Trad. de: Alexandre Salim, Alfredo Copetti Neto, Daniela Cadermatori, Hermes Zaneti Júnior e Sérgio Cadermatori. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

GRIMM, Dieter. Constitutionalism. Past, Present and Future. Oxford: Oxford University Press, 2016.

HABERLE, Peter. A constitutional law for future generations - the other form of the social contract: the generation contract. In: TREMMEL, Joerg Chet. (Ed.). Handbook of Intergenerational Justice. London: Edgar Elgar, 2006. p. 215-229.

HAMILTON, Clive. Defiant Earth. The fate of humans in the anthropocene. Cambridge: Polity, 2017.

HESSE, Konrad. Temas Fundamentais do Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009.

KÓTZE, Louis. Sustainable development ant the rule of law for nature: a constituional reading. VOIGT, Chritina (Ed.). Rule of Law for Nature. New dimensions and Ideas in Environmental Law. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 130-145.

MARTINS, Leonardo. DIMOULIS, Dimitri. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PIEROTH, Bodo. O desenvolvimento do Estado de Direito na Alemanha. Revista eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, p. 48-50, 2015.

SENADO FEDERAL. Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle. O Princípio da Proibição de Retrocesso Ambiental. Brasília: Senado Federal, 2012.

SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Claudio Pereira. Direito Constitucional: Teoria, história e métodos de trabalho. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

VIEIRA, Oscar Vilhena. A Constituição como Reserva de Justiça. Lua Nova. Revista de Cultura e Política. n. 42, p. 53-9, 1997.

WOLFGANG SARLET, Ingo. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 11. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

_____. Dignidade (da pessoa) Humana e Direitos Fundamentais na Constituição de 1988. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada