MACHADO DE ASSIS E DALTON TREVISAN: MULHERES, SENTIMENTALIDADE E DOIS MODELOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE

Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveira

Resumo


O artigo parte da premissa de que a relação entre arte e direito exige considerar a configuração histórica da estrutura socioeconômica na realidade. Em função dessa premissa, o artigo busca identificar o sentido da relação que pode ser estabelecida entre a obra literária de Machado de Assis e a de Dalton Trevisan, em termos de correlação entre o papel das mulheres, a estrutura de sentimentos e os modelos de aquisição da propriedade imobiliária, na realidade brasileira. O objetivo é o de, mediante um método dialético, identificar os paradoxos da estrutura socioeconômica brasileira, o que inclui o sistema jurídico, e a transfiguração em termos de sentimentalidade e de forma literária.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. Mínima Moralia. Rio de Janeiro: Azougue Editoral, 2008.

ALVES, Alaôr Caffé. Dialética e direito: linguagem, sentido e realidade: fundamentos a uma teoria crítica da interpretação do direito. Barueri: Manole, 2010.

ASSIS, Machado de. Iaia Garcia. Disponível em: htpp://www. dominiopublico.gov.br. Acesso em 15/março/2013.

AUERBACH, Erich. Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Editora 34 e Livraria Duas Cidades, 2007.

BIRMAN, Joel. Cadernos sobre o mal: agressividade, violência e crueldade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

CANO, Roberto M. Jimenéz. Una metateoría del positivismo jurídico. Madrid: Marcial Pons, 2008.

CHIARELLI, Tadeu. Um modernismo que veio depois: Arte no Brasil – primeira metade do século XX. São Paulo: Alameda, 2012.

DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DI BENEDETTO, Roberto. Formação histórica do instituto jurídico da propriedade no Brasil do século XIX. Dissertação (Mestrado em Direito) - Setor de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

________. Formação histórica do instituto jurídico da propriedade no Brasil do século XIX. Dissertação (Mestrado em Direito) - Setor de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

EAGLETON, TERRY. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Tradução de Maria Lucia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FAORO, Raimundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 11ª ed. São Paulo: Editora Globo S/A, 1995.

FERNANDES, José Carlos. As donas de casa, Gazeta do Povo, Curitiba, 06 mar. 2011, caderno Vida e Cidadania, p. 4.

GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de latifúndio. 6.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GREENBERG, Clement. Estética doméstica. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

LUCKÁCS, György. Marxismo e teoria da literatura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2.ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LUDWIG, Marcos de Campos; VARELA, Laura Beck. Da propriedade às propriedades: função social e reconstrução de um direito, in MARTINS-COSTA, Judith. A reconstrução do direito privado: reflexos dos princípios, diretrizes e direitos fundamentais constitucionais no direito privado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MARAZZI, Christian. O lugar das meias: a virada linguística da economia e seus efeitos sobre a política. Tradução de Paulo Domenech Oneto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

MONGIN, Olivier. A condição urbana: a cidade na era da globalização. Tradução de Letícia Martins de Andrade. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

NAZARIO, Luiz. Quadro histórico do pós-modernismo, in: Guinsburg, J.; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PERLINGIERI, PIETRO. Perfis de direito civil: introdução ao direito civil constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

TREVISAN, Dalton. O anão e a ninfeta. Rio de Janeiro: Record, 2011.

________ Rita ritinha Ritona. Rio de Janeiro: Record, 2005.

________ Capitu sou eu. Rio de Janeiro: Record, 2003.

VERNIZI, Rosângela Nascimento. Erotismo e Transgressão: a representação feminina em A Polaquinha de Dalton Trevisan. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

WILLIAMS, Raymond. Política do modernismo: contra os novos conformistas. Tradução de André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

________Cultura e materialismo. Tradução de André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

________O campo e a cidade na história da literatura. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada