ESTADO DE BEM-ESTAR NO CENÁRIO DE POLARIZAÇÃO

Fernando Gustavo Knoerr, Gonçalo S. de Melo Bandeira, Jefferson Rosa Cordeiro

Resumo


Objetivo: O estudo objetiva apresentar fundamentos da Economia, política e sociedade são indissociáveis no Estado Democrático de Direito. A humanidade sempre conviveu com o desafio de viver na coletividade e, ainda, com os mais diferentes paradigmas, como a democracia, a monarquia, a oligarquia, o Estado de Direito e outros. A Revolução Industrial foi responsável por alterar grande parte da dinâmica da sociedade, com modificações substanciais no modo de vida e nos padrões de consumo. O presente artigo tem por objeto o estudo do resgate do bem-estar social para a superação das crises do sistema capitalista, da globalização e das teorias liberais de sustentação do capitalismo.

Metodologia: A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter hipotético-dedutiva, com revisão de doutrina, mediante a leitura de livros, artigos científicos e periódicos da literatura especializada em ciências sociais e economia.

Resultados: Como resultado, compreendeu-se que, ante à força do sistema capitalista, é certo que, de forma isolada, o Estado não consegue manter as políticas sociais com o necessário equilíbrio da economia. Por outro lado, sem o Estado, a economia também não se salva por si só, surgindo a necessidade do resgate do bem estar social na crise da globalização.

Contribuições: Como resultado, compreendeu-se que, ante à força do sistema capitalista, é certo que, de forma isolada, o Estado não consegue manter as políticas sociais com o necessário equilíbrio da economia. Por outro lado, sem o Estado, a economia também não se salva por si só, surgindo a necessidade do resgate do bem estar social na crise da globalização. Desta forma, conclui-se que um Estado emergente, como o Brasil, e inserido no modelo capitalista, os programas sociais e de transferência de renda são imprescindíveis para evitar o colapso da própria economia.

PALAVRAS-CHAVES: Estado de Bem-Estar Social. Falsos dilemas. Cenário de polarização.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, José Robson de A. Historia moderna e contemporânea. 12. ed. São Paulo: Ática, 1980.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CASTRO, Daniel; SENO, Danillo Dal; POCHMANN, Marcio. Capitalismo e a Covid-19: um debate urgente. Disponível em: http://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2020/05/LIVRO.CapitalismoxCovid19.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.

DRAIBE, Sônia Miriam. O Welfare State no Brasil: características e perspectivas. Universidade Federal de Campinas – UNICAMP. Núcleo de estudos de políticas públicas – NEPP. Caderno de pesquisa n. 8, 1993. Disponível em: https://sociologiajuridica.files.wordpress.com/2011/10/o-welfare-state-no-brasil-caracterc3adsticas-e-perspectivas-sonia-draibe.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

FABRIZ, Daury César; TEIXEIRA, Marcelo Tolomei. A Crise Do Estado Do Bem-Estar Social Na Perspectiva De Jürgen Habermas. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/Rev-Dir-e-Liberd_v.19_n.01.03.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Técnica de pesquisa em Economia e elaboração de monografias. 4.ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia entre facticidade e validade. 2. ed. Tradução Flávio Bento Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, v. II.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 22. ed. São Paulo: LTC, 1981

MARTINS, Ives Granda. Desafios do Século XXI. São Paulo: Pioneira, 1997.

MARX, Karl. El Capital. Crítica de la economía política. México: Siglo Vientiuno, v. 3, 1986.

OLIVEIRA, Roberson de; GENNARI, Adilson Marques. História do pensamento econômico. São Paulo: Saraiva, 2009.

PAGOTTO, Lívia Menezes. Entre o Público e o Privado: caminhos do alinhamento entre o investimento social privado e o negócio. FGV EASP Centro de Estudos em Sustentabilidade. São Paulo: GVces, 2016.

ROCHA, Stella D'Angelis Rodrigues; et al. O Estado de bem-estar social: origem, desenvolvimento e finalidade em um contexto de consolidação do modelo capitalista. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0634-3.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Maria Paula Gomes. O Estado e os problemas contemporâneos. Brasília: CAPES, 2009.

SERAFIM, Henrique Rabello; ALVES, Ismael Gonçalves. A construção do Estado de Bem-Estar Ocidental: do controle da pobreza às garantias sociais. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/view/16925. Acesso em: 1 ago. 2020.

STREECK, Wolfgang. A Crise de 2008 começou há 40 anos. De Pé ó Vítimas da Dívida. Rio de Janeiro, 2015.

VIANNA, Maria Lucia Werneck. O estado de bem-estar no contexto atual Política versus economia: notas (menos pessimistas) sobre globalização e Estado de bem-estar. Disponível em: http://books.scielo.org/

id/8fmv5/pdf/gerschman-9788575413975-11.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.

VICENTE, Maximiliano Martin. A crise do Estado de bem-estar social e a globalização: um balanço. Disponível em: http://books.scielo.org/id/b3rzk/pdf/vicente-9788598605968-08.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada