SOCIEDADE DE RISCO: O CONSUMISMO DESENFREADO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

Autores

  • Gabriella Castro Vieira
  • Émilien Vilas Boas Reis

Resumo

Este artigo pretende demonstrar mediante uma pesquisa documental, bibliográfica e jurisprudencial, o comportamento do consumidor moderno. O propósito do trabalho é ressaltar que o novo hábito do indivíduo de consumir para atender seus desejos, em busca de uma suposta felicidade, tem sido praticadode forma imoderada, e uma das consequências é a nova configuração da sociedade: Sociedade de Risco. Propõe-se analisar algumas características dessa sociedade, gerada pela intervenção descomedida do homem na natureza, e os respectivos impactos ambientais. Para tanto, serão citados exemplos de desastres ambientais, em especial a tragédia ocorrida no município mineiro de Mariana, em 2015, que provocou danos imensuráveis a toda biodiversidade. Intenciona o estudo instigar a reflexão sobre a interferência colossal do homem no meio ambiental. 

Biografia do Autor

  • Gabriella Castro Vieira
    Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior Dom Helder Câmara (BH/MG). Professora universitária do curso de Direito. Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MG. Graduada em Direito pela Milton Campos.
  • Émilien Vilas Boas Reis
    Pós-doutor em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal); Doutor e Mestre em Filosofia pela PUCRS; Graduado em Filosofia pela UFMG. Professor de Filosofia e Filosofia do Direito da Graduação e do Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara (BH/MG)

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos Nacionais