OS PRINCÍPIOS DO THE TRIPLE BOTTON LINE E O MEIO AMBIENTE DE TRABALHO: NECESSIDADE DE CONVERGÊNCIA

Marcela Semeghini Pereira

Resumo


O objetivo desse texto foi tratar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, em especial o meio ambiente de trabalho. Para isso apresentou-se o conceito sobre o assunto, suas natureza jurídica e a importância de se ter um meio ambiente de trabalho salubre, limpo, agradável, confortável e divertido, sendo confundido com práticas de lazer. Tratou-se da Constituição Federal, artigo 225, que preserva este direito, e do artigo 170, da mesma legislação, declarando que o trabalho humano e digno são princípios fundamentas para a manutenção da ordem econômica brasileira, concluindo que o meio ambiente de trabalho, que preserve a saúde mental e física do trabalhador e possibilite que o mesmo possua qualidade de vida, colaboram para a efetivação destes norteadores. Também, verificou-se que a legislação tende a acompanhar o desenvolvimento social, modernizando-se, sob pena de não levar em consideração aspectos essenciais para que se cumpra o preconizado na Magna Carta. Concluiu-se que, para a manutenção da ordem econômica e o trabalho digno, deve se considerar o Tripé da Sustentabilidade que destaca a interdependência de elementos econômicos, sociais e ambientais. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se do método Aprendizado Centrado em Problemas, em que foram analisados os tópicos de aprendizado e são identificados a partir da apresentação de um problema real ou simulado. Frente ao problema, desenvolvem-se meios para solucioná-lo e, neste processo, identificam lacunas em seu conhecimento, buscando preenchê-las, com o auxílio de recursos instrucionais disponíveis.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2005.

BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Rio de Janeiro, 1 de maio de 1943, 122º da Independência e 55º da República.

________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 de outubro de 1988.

________. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1997.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2000.

_____. Manual de direito ambiental e legislação aplicável. 5 ed., São Paulo, Ed. Saraiva, 2004.

INSTITUTO ETHOS. Critérios essenciais de responsabilidade social empresarial e seus mecanismos de indução no Brasil. São Paulo: Instituto Ethos, 2006.

MONAGHAN, P.; SABATER, C.; WEISER, J. Business and economic development: the impact of corporate responsibility standards and practices. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2014.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro do. A defesa processual do meio ambiente do trabalho. Revista LTr, 63/584, 2000.

PAIM, Paulo. Projeto de Lei do Senado n. 200 de 2014. Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=117967. Acesso em: 24 jul. 2014.

ROCHA, Júlio César de Sá da. A defesa processual do meio ambiente do trabalho: dano, prevenção e proteçãojurídica. São Paulo, Ed. LTr, 2002.

INSTITUTO ETHOS. Critérios essenciais de responsabilidade social empresarial e seus mecanismos de indução no Brasil. São Paulo: Instituto Ethos, 2006.

SIGMA PROJECT. The SIGMA Guidelines. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2014.

SILVA, José Afonso. Direito Ambiental Constitucional, 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Livros Studio Nobel, 1993.

SUGGETT, D.; GOODSIR, B. Triple bottom line measurement and reporting in Australia: making it tangible. Melbourne: DPA – Document Printing Australia, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada