AS REGRAS DO JOGO E O JOGO DAS REGRAS: ENTRE A ORDEM PESSOAL (AUTONOMIA DA VONTADE) E A ORDEM INSTITUCIONAL (ESPAÇO PÚBLICO) NAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS

Carlos Alberto Simões de Tomaz, Clara Machado

Resumo


A partir de uma abordagem lógico-dedutiva e crítica, o artigo analisa a autonomia da vontade e o espaço público na experiência democrática brasileira. Para tanto, expõe inicialmente a tensão no equilíbrio entre as regras do jogo e o jogo das regras do regime democrático brasileiro que resvala na desvirtuação das regras do jogo em proveito do jogo das regras. Na sequência, analisa o hiperinvestimento no espaço individual em nome de uma baixa compreensão da autonomia da vontade para apostar, em conclusão, na necessidade de se (re) pensar o arranjo entre o interesse privado e o interesse público no espaço democrático.


Texto completo:

PDF

Referências


ARGÜELLO, Katie Silene Cáceres. As Aporias da Democracia: uma (Re)Leitura Possível a partir de Max Weber e Jürgen Habermas. In: FONSECA, Ricardo Marcelo (Org). Repensando a Teoria do Estado. Belo Horizonte: Fórum, 2004.

BARCELONA, Pietro. O Egoísmo Maduro e a Insensatez do Capital. São Paulo: Ícone, 1995.

BARCELONA, Pietro. El Individualismo Propietario. Madrid: Trotta, 1996.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política – a filosofia política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BOBBIO, Noberto. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

BÖCKENFÖRDE, Ernest Wolfgang. Estudios sobre el Estado de Derecho y la democracia. Madrid: Trotta, 2000.

BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis. As Crises do Estado e da Constituição e a Transformação Espacial dos Direitos Humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

CANOTILHO, J.J. Gomes. O Direito Constitucional como Ciência de Direcção: o núcleo essencial de prestações sociais ou a localização incerta da sociabilidade (Contributo para reabilitação da força normativa da “constituição social”). Disponível em: www.revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao022/Jose_Canotilho.htm, 2008. Acesso em 02 abril 2018.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas: Papirus, 2003.

GOBARDO, Emerson. O Pós-Moderno Príncipe e a Busca pela Tranquilidade da Alma. In: FONSECA, Ricardo Marcelo (Org). Repensando a Teoria do Estado. Belo Horizonte: Fórum, 2004.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 146.

LIMA, Abili Lázaro Castro de. Globalização Econômica e Crise dos Estados Nacionais. In: FONSECA, Ricardo Marcelo (Org). Repensando a Teoria do Estado. Belo Horizonte: Fórum, 2004.

LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio. Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A Sociedade da Decepção. Barueri, SP: Manole, 2007.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983

MACHADO, Clara. O princípio jurídico da fraternidade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

MACHADO DA SILVA, Juremir. A Sociedade da (in)comunicação e da (in)diferença. In: LIPOVETSKY, Gilles. A Sociedade da Decepção. Barueri, SP: Manole, 2007.

MACPHERSON, C. B. Ascensão e queda da justiça econômica e outros ensaios (tradução Luiz Alberto Monjardim). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. O Constitucionalismo contemporâneo e a instrumentalização para a eficácia dos direitos fundamentais. In: Revista do Centro de Estudos Jurídicos da Justiça Federal, vol. 1, n. 3. Brasília: CJF, set./dez. 1997.

ROCHA, Leonel Severo e DUTRA, Jéferson Luiz Dellavalle. Notas introdutórias à concepção sistêmica de contrato. In: Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica. Anuário de Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada