A DISPONIBILIDADE DO CORPO DE ACORDO COM O DIREITO CIVIL-CONSTITUCIONAL: O CASO DAS MODIFICAÇÕES CORPORAIS EXTREMAS

Carlos Eduardo Silva e Souza, Vitor Rodrigues Sampaio Barbosa

Resumo


O presente artigo investiga o fenômeno das modificações corporais extremas, cada vez mais comuns nos dias atuais, sob o prisma do direito civil-constitucional. Para a melhor compreensão do tema, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, abordando ainda a conceituação das transformações corporais extremas, o tratamento dado pelo Código Civil ao direito ao próprio corpo e os novos paradigmas do direito civil-constitucional, em especial a dignidade da pessoa humana.


Texto completo:

PDF

Referências


ABONIZIO, Juliana. Aparências ímpares: Um estudo sobre os modos de ser e aparecer dos usuários de modificações corporais extremas. São Paulo: Ponto Urbe: Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 2010.

BERTONCELLO, Franciellen. Direitos da personalidade: uma nova categoria de direitos a ser tutelada. Maringá: Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, 2006.

BITTAR, Carlos Alberto. Os Direitos da Personalidade. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CANTALI, Fernanda Borghetti. A dignidade da pessoa humana e a tutela geral da personalidade: tutela promocional para além da protetiva e o direito à privacidade em épocas de reality shows. 2010, Porto Alegre: HS Editora.

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL. Jornadas de Direito Civil I, III, IV e V. 2012, Brasília : Conselho da Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários.

DALSENTER, Thamis. Corpo e autonomia: a interpretação do artigo 13 do Código Civil Brasileiro. Dissertação de Mestrado. 2009, Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

DE CUPIS, Adriano. Os direitos da personalidade. Lisboa: Livraria Morais, 1961.

FACHIN, Luís Edson. O direito que foi privado - A defesa do pacto civilizatório emancipador e dos ataques a bombordo e a boreste. Revista de informação legislativa, v. 45, n. 179.

FACHIN, Luís Edson, PIANOVSKI, Carlos Eduardo. A dignidade da pessoa humana no direito contemporâneo: uma contribuição à crítica da raiz dogmática do neopositivismo constitucionalista. Rio de Janeiro: Revista trimestral de Direito Civil: RTDC, v. 9, n. 35

GAGLIANO, Pablo Stolze e FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil – Parte Geral. 16ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro – Parte Geral. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

HUPSEL, Francisco. Autonomia Privada na dimensão Civil-Constitucional. 1ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2016.

KONDER, Carlos Nelson. O consentimento no biodireito: os casos dos transexuais e dos wannabes. 2000, Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro: Palma.

MORAES, Maria Celina Bodin de. Ampliando os direitos da personalidade. Disponível em: https://www.academia.edu/9689598/Ampliando_os_direitos_da_personalidade?auto=download. Acesso em: 11 dez 2017.

_______. A caminho de um direito civil constitucional. Revista Estado, Direito e Sociedade. v. 1. Rio de Janeiro: PUC, 1991.

MORAES, Maria Celina Bodin de; DALSENTER, Thamis. A autonomia existencial nos atos de disposição do próprio corpo. Pensar. Fortaleza, v. 19, n. 3, set./out, 2014.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil. Trad. Maria Cristina de Cicco. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

SARMENTO, Daniel. A normatividade da Constituição e a Constitucionalização do Direito Privado. 2003, Rio de Janeiro: Revista da EMERJ, v. 6, n. 23.

SCHREIBER, Anderson. Direitos da Personalidade. 3ª ed. São Paulo: Atlas,2014.

SCHREIBER, Anderson; KONDER, Carlos Nelson. Direito Civil Constitucional. São Paulo: Atlas, 2016.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RE nº 898.450-SP. Rel. Min. Luiz Fux. Julgado em: 17-08-2016. Publicado em: 31-05-2017.

TEPEDINO, Gustavo; BARBOZA, Heloíza Helena; MORAES, Maria Celina Bodin de. Código Civil Interpretado Conforme a Constituição da República. 2ª Ed, 2007, Rio de Janeiro: Renovar.

VIEIRA, Mônica Silveira. Direito ao corpo – Modificações Corporais, limites da disponibilidade e responsabilidade. Curitiba: Juruá, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada