MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO CAMINHO PARA A DESJUDICIALIZAÇÃO: POTENCIALIDADES

Autores

  • Adriana Pereira Campos UFES
  • Silvia Dutary Peres UFES

Resumo

O artigo discute a mediação escolar como meio de tutela de direitos para além daquela praticada pelo Judiciário. Considerou-se a importância conferida aos métodos adequados de resolução de conflitos e suas técnicas, principalmente, depois da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça e a promulgação do novo Código de Processo Civil. Explora-se, assim, a mediação como método baseado no diálogo entre as partes, com a ajuda de um terceiro imparcial, para o deslinde da controvérsia. Levantaram-se as experiências da mediação no âmbito escolar e verificou-se o valor da técnica para o desenvolvimento pessoal dos alunos. Pelo incentivo à cultura do diálogo e a auto responsabilização dos envolvidos com o desenlace dos impasses no ambiente educacional, a mediação contribui decisivamente para o desenvolvimento do convívio positivo com conflitos, proporcionando a formação de indivíduos mais tolerantes, resilientes e confiantes.

Biografia do Autor

  • Adriana Pereira Campos, UFES
    Departamento de Direito. Área: Processo Civil.

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Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

Artigos Nacionais