A CIDADE: UM PROJETO DE EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Adir Ubaldo RECH Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente estudo analisa como as cidades e seus planos diretores ainda são utilizados como formas de exclusão social abordando razões, históricas, jurídicas e sociais. No Brasil, é responsabilidade municipal a iniciativa de criar normas definidoras sobre uma cidade sustentável, e não-excludente. No entanto, a exclusão social persiste, apesar do advento do Estatuto da Cidade. São apontadas algumas razões pelas quais, os novos planos diretores ainda não resolveram o problema de exclusão social, do direito à cidadania

e da cidade sustentável.

Biografia do Autor

  • Adir Ubaldo RECH, Universidade de Caxias do Sul

    Mestre e doutor em Direito Público. Professor de Direito Urbanístico Ambiental do Mestrado em Direito Ambiental na Universidade de Caxias do Sul. Autor de dezenas de trabalhos de planejamento urbanístico.

Referências

BRASIL. Lei Federal 10.267, de 10 de junho de 2001.

COLANGES, Fustel de. A cidade antiga. Trad. J. Cretella Júnior e Agnes Cretella. São Paulo: Rt, 2003.

HALL, Peter. Ciudades del mañana: história del urbanismo em el siglo XX. Trad. De Consol Feixa. Barcelona: Serbal, 1996.

KANT, Emmanuel. Crítica da razão pura. Trad. De Manuela Pintos dos Santos. 4. ed. Lisboa: Coimbra, 1996.

OSÓRIO, Letícia Marques; MENEGASSI, Jaquelino (Org.). Estatuto da cidade e reforma urbana: novas perspectivas para as cidades brasileiras. Porto Alegre: S. Fabris, 2002.

RECH, Adir Ubaldo. A exclusão social e o caos nas cidades. Caxias do Sul: EDUCS, 2007. SOLANO, Francisco. Estúdios sobre la ciudad iberoamericana. 2. ed. Madrid: CSC, 1983.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais