Revista Argumentum

A Revista Argumentum é uma publicação quadrimestral apoiada pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília - Unimar, desde o ano de 2001. Com o objetivo de divulgar o conhecimento científico e cultural da área do Direito, a revista visa fomentar os estudos das questões mais relevantes que envolvem o desenvolvimento econômico, social e ambiental e o papel desempenhado pela empresa na busca por atender as novas demandas da sociedade. Por outro lado, também estão presentes reflexões jurídicas sobre as relações entre o Estado e a empresa e os desafios que se colocam para o Direito na contemporaneidade.

Salientamos que a alta qualidade e maturidade do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Marília-UNIMAR foram atestadas pela mais recente avaliação procedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (triênio 2010/2012), na qual obteve nota 4 (quatro), bem como pela aprovação do Doutorado em Direito.

Em paralelo, a Revista Argumentum se consolida como um periódico tradicional do Direito e referência na pesquisa nacional, classificado com o extrato B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do conjunto de procedimentos denominado Qualis Periódicos.

Atualmente, tal periódico conta com conselho editorial e quadro de pareceristas compostos por professores doutores, vinculados a instituições de ensino superior de qualidade, reconhecidas no meio acadêmico e distribuídas por diversos estados do Brasil e do exterior, critérios que corroboram com a exogenia do projeto.

Desde o volume 15 (quinze), mantendo o compromisso de constante modernização da revista, passamos a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software desenvolvido especificamente para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas, ferramenta traduzida e customizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, baseado no sistema Open Journal Systems – OJS, da Universidade British Columbia.

Todos os trabalhos submetidos à Revista Argumentum são avaliados, em primeiro lugar, pelos editores, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista, aspectos formais e metodológicos elementares, entre outros, considerando, ainda, o espaço disponível para publicação. Após essa etapa, cada texto foi enviado a, no mínimo, dois pareceristas, pelo sistema double blind peer review, que garante a privacidade de autor e avaliadores, para análise de forma e conteúdo, bem como emissão do parecer a ser disponibilizado ao autor do trabalho. 

Estamos cientes que novos desafios se apresentam, no sentido de alçar, futuramente, a Revista Argumentum a um patamar ainda mais elevado, pelo que renovamos, nesta oportunidade, a promessa de empreender todos os esforços necessários para o aprimoramento do periódico, corroborando os inquebrantáveis princípios que fundamentam a nossa atividade.

Notícias

 

Edital 2016

 

Já está aberta a chamada de artigos para o próximo volume da Revista Argumentum, referente ao ano de 2016. Confira o edital completo na página de notícias.

 
Publicado: 2016-03-04 Mais...
 

Qualis B1

 

A Revista Argumentum acaba de alcançar o Qualis B1. A nota que redigimos sobre o tema segue, na íntegra, na nossa página de notícias.

 
Publicado: 2015-07-02 Mais...
 

Edital 2015 - Prorrogado

 

A Revista Argumentum, visando fomentar a produção científica e o desenvolvimento da pesquisa em direito, torna públicas aos interessados as normas para a submissão de textos para o seu número 16 (dezesseis).

 
Publicado: 2015-05-28 Mais...
 

ISSN ELETRÔNICO

 
A Revista Argumentum já possui ISSN Eletrônico.  
Publicado: 2015-04-13 Mais...
 
Outras notícias...

v. 18, n. 2 (2017): Mai.-Ago./2017


Capa da revista


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!SUMARIOS.ORG