QUALIDADE NO ENSINO: UM ESTUDO ENVOLVENDO A GESTÃO DA QUALIDADE E A QUALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Marisa Lívia Brançam de FREITAS UNIMAR.

Palavras-chave:

Qualidade no Ensino, Gestão da Qualidade Total, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

As instituições de ensino superior se vêem cada vez mais envolvidas no processo de qualidade no ensino, subsídios de respostas à sociedade, demonstrando-lhe seus propósitos e finalidade e que, portanto, lhes garantem sobrevivência. Nesse contexto, este estudo buscou analisar dois dos fatores que se articulam no processo: a questão da gestão da qualidade total e a qualidade no processo ensino-aprendizagem. Faz-se necessário salientar que a área educacional alimenta-se das contribuições de pesquisas da área empresarial. Para os autores pesquisados neste trabalho, a qualidade, tanto no ensino como nas organizações empresariais decorrem da busca e implantação de novos processos, cujos resultados satisfazem melhor os objetivos delineados, exigindo o envolvimento de todos os aspectos operacionais da instituição e, também, a integração das ações das pessoas.

Biografia do Autor

  • Marisa Lívia Brançam de FREITAS, UNIMAR.

    Mestre pela UNIMAR, Marília, SP - Brasil. Professora de Estatística e Métodos e Técnicas de Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas da Unimar, Marília, SP - Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais