A EXTRAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA ALAVANCAGEM DO NEGOCIO ATRAVÉS DE UM DATAMART DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Luiz Sérgio dos SANTOS

Palavras-chave:

modelo de gestão, negócios corporativos, datamart

Resumo

As empresas estão buscando atualmente um modelo de gestão pelo qual seus executivos possam "aprender" e "conhecer" melhor os negócios corporativos e possam, dessa forma, gerar diferenciais competitivos agregando mais valor ao negócio. Na área de vendas, esse modelo de conhecimento se caracteriza fundamentalmente pela análise das informações contidas nos bancos de dados chamados datamart. Tais bancos de dados são criados a partir dos repositórios de dados transacionais e permitem, através de algoritmos e combinações de dados, criar cenários e indicadores de performance. Este trabalho é um caso sobre uma empresa que desenvolveu e implementou um datamart na área de vendas, dentro desses objetivos.

Biografia do Autor

  • Luiz Sérgio dos SANTOS

    Graduado em Administração pela EASP/FGV, Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pela PUCCAMP, aluno especial no Doutorado em Administração da FEARP- USP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais