CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DA PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE O CRIME DE ABANDONO INTELECTUAL NO BRASIL

Autores

  • Alice Simão Hoffmann Universidade Federal do Espírito Santo
  • Arthur Veloso Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Margareth Vetis Zaganelli Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente trabalho visa estudar as consequências jurídicas trazidas pela pandemia da Covid-19 em relação ao crime de abandono intelectual no Brasil. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de sites veiculados na internet, com pesquisa à luz da educação como direito fundamental e o princípio da proteção integral e do melhor interesse da criança e do adolescente como norteadores das relações educacionais. É feita uma abordagem de como o tipo penal é encarado no país, ou seja, como acontece e quais as consequências legais de deixar de prover à instrução primária de filho em idade escolar sem justa causa. Depois, em comparação com essa regra geral, são descritas as diversas mudanças trazidas pelo coronavírus no cenário do sistema educacional, sendo apresentadas duas relevantes e atuais discussões jurídicas e legislativas acerca dessa situação, quais sejam, a atipificação do crime de abandono intelectual proposto pelo Projeto de Lei nº 3.619/2020, e a alternativa do homeschooling, com diversos Projetos de Lei em trâmite.

Biografia do Autor

  • Alice Simão Hoffmann, Universidade Federal do Espírito Santo
    Graduanda no curso de Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, e-mail: alicesimaohoffmann@hotmail.com; curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9267166395637040.
  • Arthur Veloso Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo
    Graduando no curso de Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, e-mail: arthur.velof@gmail.com; curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3093504592601658.
  • Margareth Vetis Zaganelli, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Estágios de Pós-doutorado na Università degli Studi di Milano-Bicocca (UNIMIB) e na Alma Master Studiorum Università de Bologna (UNIBO). Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do “Direito & Ficção”, grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares, em direito e arte (UFES). Professora colaboradora do Projeto Jean Monnet Module “Emerging 'moral' technologies and the ethical-legal challenges of new subjectivities” do Erasmus+ European Commission - cofinanciado pela União europeia (School of Law). Professora Visitante Mobilidade Docente Erasmus+ na Università Degli Studi Di Milano-Bicocca - UNIMIB. Membro da Società Italiana di Diritto e Letteratura - SIDL. Membro da KINETÈS - Arte. Cultura. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8405-1838. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3009983939185029. E-mail: mvetis@terra.com.br.

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Publicado

2025-05-06

Edição

Seção

Artigos Nacionais