Publicações UNIMAR


Plataforma de publicação da Universidade de Marília - UNIIMAR

Comunicação Veredas

A Revista Comunicação: Veredas é uma revista do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Marília. Teve seu início em 2002, fruto do comprometimento da UNIMAR com a publicação das pesquisas produzidas por seu corpo docente e ao mesmo tempo abrindo espaço para a veiculação de ideias e do pensamento científico nacional e internacional em um permanente processo de leitura e releitura da realidade, recortada pelas múltiplas abordagens das linguagens midiáticas, cotejando também os estudos literários, ensino e educação.

O periódico traz à baila, entretanto, o projeto de levar aos estudiosos do Brasil e exterior resultados de investigações desenvolvidas por especialistas nas áreas de Estudos Culturais, privilegiando, assim, artigos que referem à educação, comunicação e literaturas comparadas.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Unimar Ciências

A Revista “Unimar Ciências” é uma publicação anual apoiada pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Universidade de Marília -  UNIMAR. Desde 1992, tem por finalidade a publicação de artigos científicos originais, artigos de revisão bibliográfica, relatos de casos e comunicações curtas além de atividades relacionadas às Ciências Agrárias da Universidade (Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia). Recebe trabalhos qualificados e inéditos para publicação, procedentes de inúmeras instituições idôneas de todo o país aprovados pelo Conselho Editorial da Revista, sendo os conceitos e opiniões emitidas, de responsabilidade exclusiva dos autores.

Os trabalhos científicos são organizados na revista de acordo com as mais variadas temáticas.  Poderá editar suplementos de eventos científicos. Há uma seção especial em cada edição da Revista Unimar Ciências denominada de Ponto de Vista onde pessoas renomadas fazem um resumo de assunto relevante à situação atual do país ou de sua carreira. A partir de 2015, será utilizado o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, visando-se o constante aprimoramento e modernização na divulgação da produção intelectual universitária ao público. Através deste software, desenvolvido especificamente para a elaboração e monitoramento de periódicos eletrônicos, com base no sistema Open Journal Systems – OJS, a revista “Unimar Ciências” passa a ser veiculada, também, no formato eletrônico.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Assentamentos Humanos

A Revista “Assentamentos Humanos” é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNIMAR que, desde 1999, tem implementado a divulgação nacional e regional de trabalhos estudos e pesquisas de docentes, alunos, pesquisadores e colaboradores convidados. Dentre os conteúdos abordados pela revista, estão os aspectos da realidade urbana e regional que propiciam reflexões e críticas na direção do desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos, entendendo-o como o resultado de perspectivas positivas do ponto de vista social, técnico, econômico, cultural e ambiental.

Os artigos científicos são organizados na estrutura da revista de acordo com as temáticas inter e multidisciplinares. A revista disponibiliza contribuições pretendem fornecer apoio científico aos caminhos da gestão, do planejamento e do projeto dos assentamentos humanos, entendidos como resultado da relação cidade/natureza e problemas antrópicos.  A partir de 2016, apresentará também, em cada edição, uma seção especial cujo título a ser divulgado em edital e, buscando mais inovação, será utilizado o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, tendo em vista o constante aprimoramento e modernização na divulgação da produção intelectual universitária ao público. Através deste software, desenvolvido especificamente para a elaboração e monitoramento de periódicos eletrônicos, com base no sistema Open Journal Systems – OJS, a revista “Assentamentos Humanos” passa a ser veiculada, também, no formato eletrônico.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Estudos

A Revista Estudos da Universidade de Marília, desde 1997, anualmente publica artigos da área de Humanas e Sociais Aplicadas.  Ao longo dos anos e das sucessivas edições, a Revista Estudos destaca-se pela produtiva literatura e diversidade de temas que, com continuidade, contemplam seus leitores com vasto acervo de informações e questionamentos. Tendo em vista as profundas transformações acarretadas pela nova realidade socioeconômica e o surgimento de novos paradigmas, a Revista Estudos mantém o propósito de repensar e reformular conceitos.

Tendo em vista o objetivo de modernização do periódico, a partir do ano de 2017 a Revista Estudos da Universidade de Marília passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software desenvolvido especificamente para criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas, ferramenta traduzida e customizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, baseado no sistema Open Journal Systems – OJS, da Universidade British Columbia. A revista passou, assim, a ser divulgada também no formato eletrônico.

Também a partir do ano de 2017, a Revista Estudos passou  a realizar publicações com periodicidade semestral.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

In Focus

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law

A Revista Argumentum é uma publicação quadrimestral apoiada pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília - Unimar, desde o ano de 2001. Com o objetivo de divulgar o conhecimento científico e cultural da área do Direito, a revista visa fomentar os estudos das questões mais relevantes que envolvem o desenvolvimento econômico, social e ambiental e o papel desempenhado pela empresa na busca por atender as novas demandas da sociedade. Por outro lado, também estão presentes reflexões jurídicas sobre as relações entre o Estado e a empresa e os desafios que se colocam para o Direito na contemporaneidade.

Salientamos que a alta qualidade e maturidade do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília-UNIMAR foram atestadas pela mais recente avaliação procedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2013/2016), na qual obteve nota 4 (quatro).

Em paralelo, a Revista Argumentum se consolida como um periódico tradicional do Direito e referência na pesquisa nacional, classificado com o extrato B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do conjunto de procedimentos denominado Qualis Periódicos.

Atualmente, tal periódico conta com conselho editorial e quadro de pareceristas compostos por professores doutores, vinculados a instituições de ensino superior de qualidade, reconhecidas no meio acadêmico e distribuídas por diversos estados do Brasil e do exterior, critérios que corroboram com a exogenia do projeto.

Desde o volume 15 (quinze), mantendo o compromisso de constante modernização da revista, passamos a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software desenvolvido especificamente para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas, ferramenta traduzida e customizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, baseado no sistema Open Journal Systems – OJS, da Universidade British Columbia.

Todos os trabalhos submetidos à Revista Argumentum são avaliados, em primeiro lugar, pelos editores, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista, aspectos formais e metodológicos elementares, entre outros, considerando, ainda, o espaço disponível para publicação. Após essa etapa, cada texto foi enviado a, no mínimo, dois pareceristas, pelo sistema double blind peer review, que garante a privacidade de autor e avaliadores, para análise de forma e conteúdo, bem como emissão do parecer a ser disponibilizado ao autor do trabalho. 

Estamos cientes que novos desafios se apresentam, no sentido de alçar, futuramente, a Revista Argumentum a um patamar ainda mais elevado, pelo que renovamos, nesta oportunidade, a promessa de empreender todos os esforços necessários para o aprimoramento do periódico, corroborando os inquebrantáveis princípios que fundamentam a nossa atividade.

Argumentum Journal of Law is a four-monthly publication supported by the Master's and Doctoral Degree Program of the University of Marília - Unimar, since 2001. In order to disseminate the scientific and cultural knowledge of the Law area, the journal aims to promote studies about the most relevant issues involving economic, social and environmental development and the role played by the company in the search for satisfying the new demands of society. On the other hand, there are also legal reflections on the relations between the State and the company and the challenges for Law area in the contemporary world.

We emphasize that the high quality and maturity of the Master's and Doctoral Degree Program at the University of Marília-UNIMAR were attested by the most recent evaluation carried out by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (2013/2016), in which it obtained result 4 (four).

In parallel, the Argumentum Journal of Law is consolidated as a traditional periodical of the Law  area and reference in the national research, classified with the extract B1 by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, through the set of procedures denominated “Qualis Periódicos”.

Currently, the journal has editorial board and reviewers team composed of doctors, linked to high-quality educational institutions, recognized in the academic world and distributed by several states of Brazil and abroad, criteria that corroborate with the exogenia of the project.

Since volume fifteen, keeping the commitment of constant modernization of the journal, we began to use the “Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER”, software specifically developed for the creation and management of periodical electronic publications, a tool translated and customized by the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, based on the Open Journal Systems - OJS of the British Columbia University.

All papers submitted to Argumentum Journal of Law are evaluated at first by the editors, who examine the adequacy of the work to the editorial line of the journal, elementary formal and methodological aspects, among others, considering also the space available for publication. After this stage, each text was sent to at least two reviewers, by the double blind peer review system, which guarantees the privacy of authors and evaluators, for analysis of form and content, as well as the technical advice to be made available to the author text.

We are aware that new challenges will arise in order to raise Argumentum Journal of Law to an even higher level, and we renew on this occasion the promise to make all the necessary efforts to improve the journal, confirming the unbreakable principles which support our activity.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar