O COMPARTILHAMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NAS CADEIAS PRODUTIVAS

Autores

  • Andre Viana Custodio Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Maria Eliza Leal Cabral Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Resumo

O tema deste artigo é o compartilhamento de competências para a prevenção e erradicação do trabalho infantil nas cadeias produtivas.  O objetivo geral é estudar os fluxos municipais de encaminhamento de famílias com situação de trabalho infantil como política pública de erradicação do trabalho infantil nas cadeias produtivas brasileiras. Os objetivos específicos são: contextualizar o fenômeno do trabalho infantil nas cadeias produtivas a partir da proteção jurídica internacional e brasileira acerca do tema e descrever os fluxos municipais de encaminhamento de famílias com situação de trabalho infantil nas cadeias produtivas. O problema de pesquisa questiona como ocorre o fluxo municipal de encaminhamento do trabalho infantil nas cadeias produtivas a partir da identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. A hipótese indica que a instituição de fluxos municipais de notificação de famílias com situação de trabalho infantil nas cadeias produtivas atua diretamente nas causas originárias do trabalho infantil, uma vez que ao encaminhar as famílias para os programas de transferência de renda, promove o afastamento definitivo de crianças e adolescentes da situação de trabalho infantil nas cadeias produtivas. O método de abordagem dedutivo e do método de procedimento monográfico, com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

  • Andre Viana Custodio, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    André Viana Custódio possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), pós-doutorado pela Universidade de Sevilha/Espanha (2012). Atualmente é professor permanente e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado - da Universidade de Santa Cruz do Sul, onde leciona as disciplinas: Direitos Geracionais, Diversidade e Sistemas de Políticas Públicas (Doutorado), Teoria Política Contemporânea (Mestrado), Direito da Criança e do Adolescente e Criminologia (Graduação); Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens da UNISC, integrante do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina, Fellow da Ashoka desde 2002, também atua consultor na área de políticas públicas para infância e juventude, com especialidade nas áreas da prevenção e erradicação do trabalho infantil, atendimento socioeducativo, violência contra crianças e adolescentes, sistema de garantias de direitos e políticas públicas.    
  • Maria Eliza Leal Cabral, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Mestre em Direito pelo Programa da Pós-Graduação em Direito de Santa Cruz do Sul – UNISC. Integrante do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social.    

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Publicado

2020-09-07

Edição

Seção

Artigos Nacionais