TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E AS LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR

André Folloni, Henrique Cavalheiro Ricci

Resumo


O artigo examina a aplicabilidade das limitações constitucionais ao poder de tributar aos tributos ambientalmente orientados. Para tanto, inicia com exposição a respeito das modificações pelas quais o Direito Tributário vem passando e que justificam a preocupação doutrinária com o tema, em especial seu engajamento no processo de desenvolvimento nacional. Em seguida, o artigo situa o Direito Tributário Ambiental dentre essas modificações, enquanto um desafio contemporâneo aos estudiosos de Direito Público em geral e de Direito Tributário e de Direito Ambiental em particular, e expõe a dificuldade de compreender os novos influxos normativos trazidos por essa disciplina. Ao final, o artigo discute se as limitações constitucionais ao poder de tributar são aplicáveis, ou não, aos tributos ambientais, ponderando argumentos e concluindo pela aplicabilidade. Dessa forma, Direito Tributário e Direito Ambiental assumem-se como disciplinas em harmonia e em convergência, sem se anularem mutuamente, no caminho da garantia do desenvolvimento nacional sustentável, como preconiza a Constituição.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Paulo Henrique do. Direito tributário ambiental. São Paulo: RT, 2007.

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

ÁVILA, Humberto. Sistema constitucional tributário. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

______. Função da ciência do direito tributário: do formalismo epistemológico ao estruturalismo argumentativo. Revista Direito Tributário Atual. São Paulo, n. 29, 2013.

BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à ciência das finanças. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

BECKER, Alfredo Augusto. Carnaval tributário. 2. ed. São Paulo: Lejus, 1999.

BORGES, José Souto Maior. Um ensaio interdisciplinar em direito tributário: superação da dogmática. Revista Dialética de Direito Tributário, n. 211, 2011, p. 109.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributário. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

COSTA, Regina Helena. Apontamentos sobre a tributação ambiental no Brasil. In: TÔRRES, Heleno Taveira (Org.). Direito tributário ambiental. São Paulo: Malheiros, 2005.

EDUARDO, Thales José Pitombeira. Da degradação ambiental à extrafiscalidade: por uma sustentabilidade democrática para todos. Argumentum - Revista de Direito. Marília-SP, n. 13, 2012.

FERRAZ, Roberto. O princípio da capacidade contributiva na tributação ambientalmente orientada. In: ______ (Coord.). Princípios e limites da tributação. v. 2: os princípios da ordem econômica e a tributação. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Direito ambiental tributário. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

FOLLONI, André. Ciência do direito tributário no brasil: crítica e perspectivas a partir de José Souto Maior Borges. São Paulo: Saraiva, 2013.

______. Direito tributário e desenvolvimento sustentável no Estado Socioambiental. Revista Tributária e de Finanças Públicas, São Paulo, n. 110, mai/2013.

GRECO, Marco Aurélio. Do poder à função tributária. In: FERRAZ, Roberto (Coord.). Princípios e limites da tributação. v. 2: os princípios da ordem econômica e a tributação. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

LACOMBE, Américo Masset. Princípios constitucionais tributários. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

MACHADO, Hugo de Brito. A supremacia constitucional como garantia do contribuinte. Revista Tributária e de Finanças Públicas, São Paulo, n. 39, jul/2001.

______. Direitos fundamentais do contribuinte: e a efetividade da jurisdição. São Paulo: Atlas, 2009.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

MARINS, James. Direito processual tributário brasileiro: (administrativo e judicial). 4. ed. São Paulo: Dialética, 2005.

NIEVES, Fábio. Tributação ambiental: a proteção do meio ambiente natural. São Paulo: Quartier Latin, 2012.

NUNES, Cleucio Santos. Direito tributário e meio ambiente. São Paulo: Dialética, 2005.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade ou uma nova disciplina. Disponível em: . Acesso em: 8 de agosto de 2014.

RIBAS, Lídia Maria Lopes Rodrigues; CARVALHO, Valbério Nobre de. O tributo como instrumento de tutela do meio ambiente. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, n. 54, abr/2009.

RIBEIRO, Maria de Fátima. A concessão de incentivos fiscais como instrumentos econômicos para a proteção ambiental e a aplicação do princípio da igualdade tributária. Revista Diritto & Diritto. Itália, 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 de julho de 2014.

SCHOUERI, Luís Eduardo. Tributação e indução econômica: os efeitos econômicos de um tributo como critério para sua constitucionalidade. In: FERRAZ, Roberto (Coord.). Princípios e limites da tributação. v. 2: os princípios da ordem econômica e a tributação. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

SALIBA, Ricardo Berzosa. Fundamentos do direito tributário ambiental. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

SOUZA, Jorge Henrique de Oliveira. Tributação e meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

TORRES, Ricardo Lobo. Princípios e teoria geral do direito tributário ambiental. In: TÔRRES, Heleno Taveira (Org.). Direito tributário ambiental. São Paulo: Malheiros, 2005.

TUPIASSU, Lise Vieira da Costa. Tributação ambiental: a utilização de instrumentos econômicos e fiscais na implementação do direito ao meio ambiente saudável. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada