RESERVA DO POSSÍVEL, MÍNIMO EXISTENCIAL E DIREITOS HUMANOS
Resumo
Trata-se de estudo sobre a reserva do possível, mínimo existencial e direitos hu- manos passando pela análise nas sociedades periféricas, demonstrando que exis- tem limitações no âmbito da receita, e que não se permite a retirada de recursos da sociedade sem respeito a normas constitucionais que se traduzem nos direitos de primeira dimensão vinculados ao Direito Tributário, tais como o Princípio da Reserva Legal Tributária, o da Anterioridade, o da Irretroatividade tributária, en- tre vários outros. Objetiva demonstrar que o legislador não possui liberdade para realizar gastos sem atender as finalidades constitucionais.
Referências
ALEXY, ROBERT. Teoria de los Derechos Fundamentales. Madrid: Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales, 2001.
BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
GRAU, Eros Roberto. Planejamento econômico e regra jurídica. São Paulo: Revis- ta dos Tribunais, 1978.
KRELL, Andréas. Direitos Sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des)caminhos de um direito constitucional “comparado”. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002.
______. Discricionariedade administrativa e proteção ambiental: o controle dos Conceitos Jurídicos Indeterminados e a Competência dos Órgãos Ambientais. Um Estudo Comparativo. Porto Alegre: Editora do Advogado, 2004.
REVISTA INTERESSE PÚBLICO. Porto Alegre: Notadez, maio, 2004. Dis- ponível em: www.interessepublico.com.br. Acesso em 13-07-2005.
SARLET, Ingo. A eficácia dos direitos fundamentais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.
SCAFF, Fernando Facury e Antonio G. Moreira Maués. Justiça Constitucional e Tributação. São Paulo: Dialética, 2005.
SEN, Amarthya. Desenvolvimento como Liberdade. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TORRES, Ricardo Lobo. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro: Re- novar, no 177, p. 29-49, jul/set-1989.
______. Tratado de Direito Constitucional, Financeiro e Tributário 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. v. III (Os direitos humanos e a tributação: imunidades e isonomia).
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).