A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE OS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS: INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE DE SUA EXIGÊNCIA

Autores/as

  • Glauco Lubacheski de AGUIAR UNIDERP e UNAES

Resumen

Este artigo trata da cota patronal da contribuição previdenciária, prevista no Art. 195, I, “a”, da Constituição Federal de 1988. A abordagem desenvolvida refere-se especificamente ao caso da exigência desta contribuição, a cargo dos Municípios, sobre os subsídios por eles pagos aos exercentes de mandato eletivo, a qual se revela manifesta- mente inconstitucional e ilegal, uma vez que não outorgada competência tributária para tanto, nem mesmo havendo previsão legal específica que institua e, assim, fundamente a pretensão. Para demonstrar tais vícios, inicialmente são feitos breves apontamentos acerca: (i) da competência tributária da União para instituição deste tributo, além de conceituá-la e estabelecer-lhe os limites; (ii) faz-se, ao depois, uma digressão histórico- legislativa sobre o assunto; (iii) trata da técnica legislativa utilizada pela Constituição para definir essa competência. Em seguida, passa-se a versar propriamente sobre a referida contribuição, esmiuçando-se os elementos primordiais à definição do alcance da autor- ização constitucional, isto é, os sujeitos passivos e as fontes de custeio. Por fim, utiliza-se das idéias desenvolvidas ao longo dos primeiros capítulos para, direcionando ao caso específico em questão, demonstrar, os vícios de inconstitucionalidade e ilegalidade.

Biografía del autor/a

  • Glauco Lubacheski de AGUIAR, UNIDERP e UNAES

    Mestrando em Direito pela Universidade de Marília. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduando em Direito Tributário pelo IBET. Professor da graduação (UCDB e UNIDERP) e da pós graduação (UNIDERP e UNAES) em Direito Tributário e em DireitoConstitucional. Advogado em Campo Grande - MS.

Referencias

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 17. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo. 22. ed. São Paulo: Atlas. MELO, José Eduardo Soares de. Contribuições sociais no sistema tributário. 5. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

PAULSEN, Leandro. Direito Tributário – Constituição e Código Tributário à Luz da Doutrina e da Jurisprudência. 7. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Contribuições para a Seguridade Social: à luz da Constituição Federal. Curitiba: Juruá, 2002.

Número

Sección

Artigos Nacionais