A HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ENCARCERADO: NOVAS PERSPECTIVAS DE EFETIVIDADE PARA A EXECUÇÃO PENAL ATRAVÉS DO MÉTODO APAC

Roberto Carvalho Veloso, Cristian de Oliveira Gamba

Resumo


A (in)eficiência do atual modelo de gestão carcerária apresenta-se como questão cada vez mais recorrente.  Em que pese a existência de um cenário onde os índices de encarceramento encontram-se elevados, o que se verifica, na prática, é uma manutenção do estado de intranquilidade social. Sendo assim, surge a necessidade de se repensar o atual modelo prisional brasileiro e apontar alternativas válidas que possam contribuir para melhoria deste quadro. É justamente neste contexto que o presente trabalho pretende avaliar o método proposto pela Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC), principalmente no que tange ao processo de reconstrução da identidade do encarcerado procurando compatibilizá-lo com o postulado constitucional da dignidade da pessoa humana. Toda a análise é feita através de um viés comparativo com o atual modelo de gestão penitenciária. Empregou-se a vertente metodológica histórico-social e as pesquisas bibliográficas como modo de realização do presente estudo. Ao final, concluiu-se que a APAC, apesar de possuir imperfeições e, em alguns pontos, reproduzir o modelo tradicional, apresenta-se como uma alternativa de execução penal mais humanizada, que trabalha o processo de reconstrução da identidade do encarcerado através do paradigma da autonomia e em conjunto com a comunidade junto a qual o indivíduo será reinserido após o cumprimento da pena.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Durval Ângelo. APAC: a face humana da prisão. 3. ed. Belo Horizonte: Expressa, 2015.

BARRETO, Mariana Leonesy da Silveira. Depois das grades: um reflexo da cultura prisional em indivíduos libertos. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília – DF, v. 26, n. 4, p. 582-593, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1998.

BENELLI, Silvio José. Goffman e as instituições totais em análise. In: BENELLI, Silvio José. A lógica da internação: instituições totais e disciplinares (des)educativas. São Paulo: Editora UNESP, 2014. p. 23-62.

BRAGA, Ana Gabriela Mendes. A identidade do preso e as leis do cárcere. São Paulo: USP, 2008.

BRASIL. Lei n° 7.210, de 11 de JULHO de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 13 jul. 1984. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm>. Acesso em: 20 jun. 2019.

_____. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento de informações penitenciárias – junho de 2016. Brasília – DF, 2016.

CAMARGO, Amilton Carlos; FERREIRA, Ricardo Franklin. Preconceito, exclusão e identidade do afrodescente. In: CARVALHO, Isalena Santos; FERREIRA, Ricardo Franklin (Orgs.). Processos de exclusão na sociedade contemporânea. São Luís: Edufma, 2013.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silva T. Mauer; CODO, Wanderleu. (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FALCÃO, Ana Luíse Silva. O sistema prisional e a associação de proteção e assistência aos condenados – APAC: uma análise sob a perspectiva da lei de execuções penais – LEP. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2013.

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de direito constitucional. 5. ed. Juspodivm: São Paulo, 2013

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

__________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FRATERNIDADE BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS. Relatório sobre as APACs. 2019. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2019.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 2. ed. São Paula: Perspectiva, 1987.

GUERRA, Sidney. Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2003.

JAKOBS, G.; MELIÁ, Manuel Cancio. Direito Penal do Inimigo: noções e críticas. 6 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.

LIMA, Lana Lage da Gama; PASTI, Nayara Moreira Lisardo. Representações de gênero na aplicação do método APAC em Itaúna – MG. 2016. Disponível em: . Aceso em: 15 jun. 2019.

MACEDO, Paulo. A pena de prisão no Brasil: uma análise à luz da sociologia do direito de Erving Goffman. Revista da Esmese, Aracajú, n. 7, p. 257-267, 2004.

MARINHO, Maykon dos Santos; REIS, Luciana Araújo dos. O panoptismo como dispositivo de controle social: um breve estudo à luz do pensamento de Michel Foucault. Pergaminho. v. 6, n. 2, p. 69-76, 2014.

MINAS GERAIS. Tribunal de Justiça. Projeto Novos Rumos. Todo homem é maior que seu erro. Belo Horizonte, 2009.

OTTOBONI, Mário. Ninguém é irrecuperável: APAC – a revolução do sistema penitenciário. 2. ed. São Paulo: Cidade Nova, 2001.

__________. Somos todos recuperandos. Belo Horizonte: AVSI Brasil, 2014.

__________. Vamos matar o criminoso? 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2006.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.

SILVA, Haroldo Caetano. Estado Penal e funções do cárcere na contemporaneidade: produção de subjetividade e criminalidade. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Atuação do psicólogo no sistema prisional. Brasília – DF, 2011. p. 33-43.

SILVA, Artenira da Silva; MATTOS, Delmo; CHAVES, Denisson Gonçalves. Deficiência na prisão frente a uma revisão crítica criminológica. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Santo Ângelo, v. 18, n. 30, 2018.

SILVA JÚNIOR, Antônio Carlos da Rosa. Recuperação religiosa de presos: os (não) cristãos no método APAC de cumprimento de pena. Munas Gerais: UFJR, 2014.

SOARES, Evânia França. Uma reflexão sobre as APACs. Revista do CAAP, Belo Horizonte, v. 17, n.2, p. 73-93, 2011.

SOUZA, Denner Willian Flugge Souza; PASSOS, Aruanã Antonio dos. Soberania, Disciplina e Biopoder: Dimensões da analítica do poder em Michel Foucault. Cadernos Zygmunt Bauman, São Luís, v. 3, n. 5, p. 62-81, 2013.

VARGAS, Laura Jimena Ordoñez. É possível humanizar a vida atrás das grades? Uma etnografia do método de gestão carcerária APAC. Brasília – DF: UNB, 2011.

WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada