O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES MINERÁRIAS COMO INSTRUMENTO DE APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO

Fabio Takeshi Ishisaki, Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, Romeu Thomé

Resumo


RESUMO O presente trabalho busca analisar a importância do licenciamento ambiental como indutor de boas práticas na mineração, bem como de concretização do desenvolvimento sustentável e do princípio da prevenção. Partindo-se do recorte específico para a atividade minerária, evidenciou-se a sua importância para as atividades da sociedade, bem como demonstrou-se a complexidade de análise dos chamados “bens ambientais” e “bens minerais”, tanto pela doutrina quanto pela legislação vigente. Ainda, por meio da análise de propostas legislativas e marcos regulatórios, notadamente do Projeto de Lei 3.729/2004 (que busca instituir a Lei Geral do Licenciamento Ambiental), restou clara a atualidade do tema, notadamente na questão de recuperação de áreas degradadas pela mineração. Assim, concluiu-se que é extremamente importante que as discussões legislativas sejam realizadas de maneira correta, bem como que o licenciamento ambiental seja plenamente efetivado, pois, caso contrário, teremos como maiores consequências negativas da falha implementação e efetivação do licenciamento ambiental na mineração: (i) o aumento dos riscos de impactos socioambientais negativos; (ii) a possibilidade de aumento na judicialização do licenciamento ambiental dos empreendimentos; (iii) o aumento no dispêndio financeiro e de tempo pelos empreendedores e pelos órgãos envolvidos; e (iv) a insegurança nos investimentos e instalação de empreendimentos no Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária. 2016.

BRASIL. Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.

_______. Lei Complementar 140, de 08 de dezembro de 2011.

_______. Lei Federal 6.938, de 31 de agosto de 1981.

_______. Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

_______. Lei Federal 12.651, de 25 de maio de 2012.

BRITO, Luis Antonio G. de S. M. de. Impactos e danos ambientais na mineração: Diferenciação conceitual e instrumentos de controle para efetivação da tutela do meio ambiente. Tese de Doutorado. PUC SP, 2019.

CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix. 1996.

CECHIN, Andrei. A natureza como limite da economia: a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen. São Paulo: SENAC/EDUSP. 2010.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. O outro lado do meio ambiente: uma incursão humanista na questão ambiental, Milennium Editora, 2002.

CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução 01, de 23 de janeiro de 1986.

___________________________________________________. Resolução 237, de 19 de dezembro de 1997.

CONSULTOR JURÍDICO. Disponível em https://www.conjur.com.br/2016-mai-11/eduardo-bim-condicionantes-nexo-impacto-ambiental – acesso 28/03/2018.

DAHL, Arthur Lyon. O Princípio Ecológico: Ecologia e economia em simbiose. Instituto Piaget, 1996.

FEIGELSON, Bruno. Curso de Direito Minerário. 2ª edição, São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

FREITAS, Vladimir Passos de; FREITAS, Gilberto Passos de. Crimes contra a Natureza, 9ª Ed., São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2012.

ISHISAKI, F.T. Licenciamento Ambiental de empreendimentos minerários: sustentabilidade necessária e propostas legislativas atuais. Em BOAS, Regina Vera Villas. REMÉDIO JÚNIOR, José Ângelo. VILHENA, Marlene (coordenadores). Contemporaneidade do direito ambiental e do direito minerário em debate: estudos em homenagem à Professora Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida. – Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

KONO, Bruno. A questão fundiária na Amazônia e os reflexos jurídicos no uso e ocupação do solo público pela mineração – estudo de caso do Estado do Pará. Dissertação de mestrado. PUC SP. 2014.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Estudos de Direito Ambiental. São Paulo: Malheiros. 1994.

RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves; IASBIK, Thaís Aldred. O garimpo ilegal e sua (in)significância no âmbito do direito penal ambiental. Revista Argumentum – RA, eISSN 2359-6889, Marília/SP, v. 20, n. 1, pp. 165-184, jan.-abr. 2019.

RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves; THOMÉ, Romeu. A descaracterização de barragens de rejeito e o plano de fechamento de mina como instrumentos de mitigação de riscos na mineração. Belo Horizonte: Revista Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.16, n.35, p.63-85, maio/agosto de 2019.

THOMÉ, Romeu. Manual de Direito Ambiental. 10ª ed. Salvador: Juspodivm, 2020.

THOMÉ, Romeu; TOLEDO, A. P. ; RIBEIRO, José Cláudio Junqueira . Acidentes com barragens de rejeitos da mineração e o princípio da prevenção: de Trento (Itália) a Mariana (Brasil) - (2a tiragem). 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

YOSHIDA, Consuelo. A proteção do meio ambiente e dos direitos fundamentais correlatos no sistema constitucional brasileiro. In: Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida; Flávio Ahmed; Renata Falson Cavalca. (Org.). Temas fundamentais de direitos difusos e coletivos: desafios e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2013.

_________. Responsabilidades Civis Solidária e Compartilhada na Gestão Público-Privada da Sustentabilidade. In: Arlindo Philippi Jr. (Org.). Direito Ambiental e Sustentabilidade. 1ed.Barueri: Manole, 2016.

_________. Instrumentos Jurídicos para implementação do desenvolvimento sustentável. Artigos acadêmicos de Juristas sobre aspectos jurídicos do desenvolvimento sustentável relacionados aos temas que estão sendo negociados na Rio + 20. Rio de Janeiro: FGV 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada