EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NOS PLANOS VERTICAL E HORIZONTAL

Autores

  • Luiz Eduardo Gunther Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Barbara Louise Rosar Santos Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Irene Maria Portela IPCA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os direitos fundamentais sob aspecto geral, citando seu conceito, principais características e gerações, bem como analisar seu plano da eficácia em dois planos: a eficácia vertical que diz respeito à vinculação dos direitos fundamentais ao Poder Público e a horizontal que trata da vinculação aos particulares, ou seja, ao Direito Privado. Tal análise será feita a partir de pesquisa bibliográfica, o que levará a conclusão que os direitos fundamentais têm eficácia plena quando se trata dos direitos de defesa, quando dependem da abstenção do Estado, mas quanto aos direitos prestacionais que, por outro lado, dependem da atuação positiva do Estado, acabam não tendo sua aplicabilidade imediata e eficácia plena. Já a eficácia vertical, por sua vez, vincula todos os entes do Poder Público, seja por prestações positivas ou negativas, enquanto que a eficácia horizontal, por tratar da vinculação aos particulares, não tem previsão expressa na Constituição e portanto, ainda há dúvidas quanto seus efeitos.

 

Palavras-chave: direitos fundamentais; eficácia; aplicabilidade.

 

Biografia do Autor

  • Luiz Eduardo Gunther, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    [1] Pós-Doutor em Direito pela PUC-PR (2015). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Graduado em Direito e em História pela Universidade Federal do Paraná (1977). Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Tem experiência em: Direito Internacional do Trabalho. Direito Sindical e Coletivo do Trabalho. Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial. Crise da Jurisdição: Efetividade e Plenitude Institucional. Autor de diversas obras na área do Direito do Trabalho. Poeta nas horas vagas, com diversos livros publicados. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Conselho Editorial do Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Orientador do Grupo de Pesquisa que edita a Revista Eletrônica do TRT9 (http://www.mflip.com.br/pub/escolajudicial/).

  • Barbara Louise Rosar Santos, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
    Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Curitiba, Paraná, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6116-3741. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5286639142090940. E-mail: b.louiserosar@gmail.com.
  • Irene Maria Portela, IPCA

    Professora e Diretora do Mestrado em Solicitadoria dos Contratos e Empresarial do IPCA – Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3570-2200.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 fev. 2021.

COSTA, Renata Eliza Fonseca de Barcelos. Os direitos fundamentais no plano da eficácia. Orientador: Clèmerson Merlin Clève. 2001. 74f. Monografia (Graduação)- Curso de Direito, Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38029/M081.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 06 fev. 2021.

Kunrath, Yasmine Coelho. Eficácia dos direitos fundamentais. Saberes da Amazônia, Porto Velho, v. 01, n. 02, p. 278-310, mai.-ago. Disponível em: http://www.fcr.edu.br/ojs/index.php/saberesamazonia/article/view/28/23. Acesso em 15 fev. 2021.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de direito constitucional. 10 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 25 ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos Nacionais