EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS POLÍTICAS NACIONAIS PARA O ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR

Autores

  • Suziane Cristina Silva de Oliveira
  • Elisaide Trevisam Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Mato Grosso do Sul
  • Louise Eberhardt

Resumo

O Brasil firmou compromisso perante a comunidade internacional de cumprir com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Dentre esses ODSs, está a meta 4.7, que busca, até 2030, garantir globalmente aos educandos, conhecimentos e habilidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. Diante disso, este artigo tem por objetivo identificar se as políticas nacionais de educação, voltadas para as instituições de ensino superior, fornecem meios para as universidades implementarem a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Para isso serão analisados nesse artigo o desenvolvimento sustentável em suas dimensões e a educação em seus aspectos amplos e específicos. Utilizando-se para a pesquisa o método dedutivo e as técnicas bibliográfica e documental, conclui-se que não existe uma política nacional específica voltada para a promoção da EDS, e que esta vem sendo implementada pelas universidades respaldada na Política Nacional para Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

  • Suziane Cristina Silva de Oliveira

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

  • Louise Eberhardt

    Mestranda em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Graduada em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Downloads

Publicado

2022-08-28

Edição

Seção

Artigos Nacionais