ELAÇÕES DE CONSUMO VIA INTERNET: REGULAMENTAÇÃO

Rogério Montai LIMA

Resumo


No presente trabalho, abordaram-se as relações de consumo nos contratos eletrô- nicos, dando enfoque especial para a aplicação do Código de Defesa do Consumi- dor e a proteção jurídica dos consumidores na Internet. Ficou demonstrado que os contratos eletrônicos não constituem um novo instituto jurídico, mas uma modalidade de contratos que apenas se diferencia dos tradicionais em relação ao seu instrumento de formação, qual seja, o meio eletrônico, e, portanto, aplica-se a ele toda a legislação vigente, inclusive as normas de proteção do Código de Defesa do Consumidor, notadamente quando envolver relações de consumo com fornecedores nacionais. Observou-se, ainda, que embora aplicável a legislação vi- gente ao comércio eletrônico, a falta de regulamentação específica gera um grande desconforto nessas transações, principalmente no tocante à segurança, causando um óbice no crescimento desse tipo de comércio.


Texto completo:

PDF

Referências


COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. São Paulo: Saraiva, 2000.v.3. CORRÊA, Tatiana Machado. Popularização da Internet, relações de consumo e sua

proteção pelo direito. Disponível em:

. Acesso em 22 ago. 2004.

LISBOA, Roberto Senise. Relações de consumo e proteção jurídica do consumidor

no direito brasileiro. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999.

MANDELBAUM, Renata. Contratos de adesão e contratos de consumo. São Pau-

lo: Revista dos Tribunais, 1996. Biblioteca de Direito do Consumidor. v. 9.

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das relações contratuais. 3. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais,1999. Biblioteca de Direito do Consumidor. v.1.

MARTINS, Guilherme Magalhães. Contratos eletrônicos via Internet: proble- mas relativos à sua formação e execução. Revista dos Tribunais. São Paulo, ano 89, v. 776, p. 92-106, jun. 2000.fase civ.

SANTOS, Manoel J. Pereira dos; ROSSI, Mariza Delapieve. Aspectos legais do comércio eletrônico: contratos de adesão. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 9, n. 36, p. 105-129, out./dez., 2004.

SILVA JÚNIOR. Ronaldo Lemos da; WAISBERG, Ivo (org.). Comércio Eletrô- nico. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada