MICROCRÉDITO PRODUTIVO COMO MECANISMO DE RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO CONTEXTO DA CRISE COVID-19

Laércio Damiane Cerqueira da Silva, Semíramis Mangueira de Lima, Bruno Bastos de Oliveira

Resumo


O estudo busca analisar a oferta de microcrédito e se esta favorece positivamente para a retomada da economia no “cenário pandêmico”, com a geração de emprego e renda e, em consequência, o desenvolvimento socioeconômico do país. Para tal, revisita a composição do microcrédito no Sistema Financeiro Nacional, relatando experiências políticas do microcrédito no cenário nacional e internacional, e o seu papel para a atividade produtiva após as ondas de pandemia, com vertente na focalização dos recursos, e efeitos no curto, médio e longo prazos.

A conclusão da pesquisa é que favorece a retomada célere da economia brasileira, com aumento do nível de produção, geração de emprego, renda e consumo, e que os efeitos se propagam no curto prazo, com aumento da demanda agregada, e se consolidam nos médio e longo prazos com resposta do setor produtivo. Entretanto, entende-se, pelo contexto atual, que o Governo Federal tem adotado políticas generalistas, atuando de forma indireta, ao invés de uma atuação direta nos setores mais afetados, e por isso, as medidas adotadas apresentam resultados tímidos em contraposição ao esperado pelo mercado no início da pandemia.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ética, cidadania e educação ambiental. Meio ambiente e desenvolvimento: bases para uma formação interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, p.325, 2008.

ACSELRAD, Henri. et al. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ANDRADE, Maristela Oliveira de (org.). Responsabilidade Social e Economia Solidária: estratégias para busca da sustentabilidade social. Meio ambiente e desenvolvimento: bases para uma formação interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, p.325, 2008.

AQUINO, Afonso Rodrigues de. ALMEIDA, Josimar Ribeiro. ABREU, Ingrid de (orgs.). Análise de Sistemas de Gestão Ambiental: ISSO 14.000 – ICC – EMAS. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2008.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. 3 ed. Petrópoles: Vozes, 2000.

BENJAMIN, Antonio Herman de Vasconcellos e. O Estado teatral e a implementação do direito ambiental. Disponível em: . Acesso em 02 de junho de 2015.

_________. Os princípios do estudo de impacto ambiental como limites da discricionariedade administrativa. Revista Forense. Rio de Janeiro, v. 317, 1992.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 01 de junho de 2015.

FEITOSA, Maria Luiza Alencar Mayer. Paradigmas inconclusos: os contratos entre a autonomia privada, a regulação estatal e a globalização dos mercados. 2006. Dissertação (Doutorado em Ciências Jurídico-Econômicas) – Universidade de Coimbra, 2006.

GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. São Paulo: Malheiros, 2002.

HOFFMAN, A. J. From heresy to dogma: na institutional history of corporate environmentalism. San Francisco, CA: The New Lexington Press, 1997.

JUSTEN FILHO, Marçal. O Direito das Agências Reguladoras independentes. São Paulo: Dialética, 2002.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LIMA, Silvio Wanderley do Nascimento. Agências reguladoras e meio ambiente. Revista de Direito IOB de Direito Administrativo, v. 2, n. 15, p. 142-157, 2007.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Rio + 10/Estocolmo + 30. III Seminário Internacional de Direito Ambiental. Conselho de Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários. Brasília: CJF, 2002.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. 5ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

MENEZELLO, Maria D’Assunção Costa. Agências Reguladoras e o Direito Brasileiro. São Paulo: Atlas, 2002.

SUNDFELD, Carlos Ari. Serviços Públicos e Regulação Estatal, em Direito Administrativo Econômico. São Paulo: Malheiros, 2000.

TIEZZI, Enzo; MARCHETTINI, Nadia. Che cos`è lo sviluppo sostenible? Le basi scientifiche della sostenibilità e i guasti del pensiero único. Itália: Donzelli, 1999.

VINHA, Valeria da. Regulação e Auto-Regulação no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social Empresarial: o caso do setor de petróleo e gás. In: III Seminário de Economia do Meio Ambiente da IE/UNICAMP, 2003. Disponível em:. Acesso em: 13 abr 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada