DIREITO DE RESISTÊNCIA E DESOBEDIÊNCIA CIVIL: DA TEORIA À HISTÓRIA

Autores/as

  • Filipe Natal De Gaspari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Déborah Regina Lambach Ferreira Da Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

Este artigo aborda o tema do direito de resistência e de sua variante histórica, a desobediência civil. O trabalho tenciona problematizar as exigências apresentadas pela leitura ortodoxa liberal da desobediência civil, em que a “não violência” e a “submissão à lei injusta” encontram-se como requisitos necessários à sua legitimação. Para tanto, em termos metodológicos, vale-se de revisão bibliográfica, com aportes históricos e literários. A partir disso, procura-se reconduzir os temas do direito de resistência e desobediência civil a importantes discussões sobre oposição à tirania e ao arbítrio estatal, assim como apresenta-se exemplo histórico em que se deram atos de resistência na II Guerra Mundial – o caso do Affiche rouge, envolvendo o grupo de Missak Manouchian, resistentes ligados ao Partido Comunista francês, ocorrido à época da Resistência francesa à ocupação nazista na França. Conclui-se que é necessário encarar a desobediência civil como desdobramento do direito de resistência à tirania, que discussões sobre o tema demandam análise do grau de institucionalidade ainda vigente em determinado contexto autoritário e que, em contextos cuja institucionalidade autoritária é plena e estabelecida, a possibilidade de confronto real e violento entre os resistentes e o governo tirânico não pode ser, de antemão, deslegitimada.

Biografía del autor/a

  • Filipe Natal De Gaspari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutorando em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 2024. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2019). Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Colaborador da Sociedade Brasileira de Direito Público (sbdp/FGV-SP) desde 2014. Bolsista CAPES.

    E-mail: gasparifilipe@gmail.com.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6036001993801756.

  • Déborah Regina Lambach Ferreira Da Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora e Metre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora de Direito Civil na graduação, pós-graduação e especialização na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Procuradora do Município de São Paulo.

    E-mail: drcosta@pucsp.br

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1002193677066082.

Publicado

2025-09-02

Número

Sección

Artigos Nacionais