ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS COMO EXPRESSÃO DE POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Juliana Rocha Nickel, João Pedro Schmidt

Resumo


Os estudos e enfoques acerca das políticas públicas de educação do campo, via de regra, não dão a devida atenção às questões de distribuição de renda e poder que as envolvem. Lasswell já ensinava que a política trata da distribuição dos bens socialmente relevantes e que seu estudo deve esclarecer quem ganha o que, onde e quando. Assim, ela deve verificar quem são os influentes e suas influências. Esse será o enfoque da primeira parte do trabalho. Já a segunda parte, será sobre um embate que há entre o que se considera como educação do campo e educação rural e as direções das políticas públicas de um e outro. A primeira está imbuída por uma luta democrática, libertadora para os povos marcados pelas lutas sociais do meio rural, em contrapartida, a segunda é marcada pela subserviência ao capitalismo. Por fim, na terceira parte to trabalho, verificaremos a experiência das Escolas Famílias Agrícolas como expressão de uma política pública de educação do campo.


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