TRIBUTAÇÃO INDUTORA E INTERVENÇÃO ECONÔMICA COMO CAMINHO DE EFETIVAÇÃO DA PROTEÇÃO DO TRABALHADOR EM FACE DA AUTOMAÇÃO

Saulo Nunes de Carvalho Almeida, Raymundo Juliano Rego Feitosa

Resumo


Este artigo explora os impactos sociais e financeiros que o desenvolvimento de campos como robótica e softwares de inteligência artificial, quando inseridos nos setores produtivos, pode vir a ter sobre o futuro do trabalho, em especial sobre os níveis de desemprego e subemprego. Ele justifica-se na ausência de trabalhos teóricos, pela literatura jurídica brasileira, que analisem a ameaça da automação de postos de trabalho em um cenário sem precedentes históricos como a quarta revolução industrial. Nesse sentido, o objetivo central do estudo corresponde à investigação de uma trajetória “incomum” para políticas públicas de enfrentamento da problemática identificada. Como hipótese de pesquisa, lança-se um novo olhar sobre o fenômeno, argumentando que a norma tributária indutora pode servir como mecanismo de adequação do comportamento das empresas, mediante o oferecimento de estímulos fiscais capazes de alterar a dinâmica socioeconômica e harmonizá-las com os valores constitucionais. O processo metodológico da pesquisa embasou-se no sistema documental e bibliográfico, com fulcro em artigos de periódicos especializados, dissertações, teses e doutrina específica. Em síntese, os resultados sugerem a operacionalidade do uso da norma tributária indutora, como política pública para efetivação da garantia constitucional de proteção do trabalhador em face da automação, na forma de um novo design para o arranjo jurídico-tributário.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Saulo Nunes de Carvalho. FERREIRA, Antônia Morgana Coelho. Reformulação da Lei 8.313/91: queda ou ressureição da mais importante política cultural brasileira? In Revista de Políticas Públicas. n. 13. n.01. São Luís, 2009.

ALMEIDA, Saulo Nunes de Carvalho. A Efetivação dos Direitos Fundamentais de Cidadania nas Relações de Trabalho: Caminhos para o equilíbrio entre interesses econômicos e sociais. 2015. Tese (Tese em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, UNIFOR, Fortaleza, 2015.

ALMEIDA, Saulo Nunes de Carvalho. Racionalidade Econômica da Empresa e sua Influências no Meio Ambiente do Trabalho. in Revista de Direito Empresarial, ano 16, n. 2, maio/ago, São Paulo, 2019.

ALVARENGA, Fabiana Cristina da Silveira. A Incidência do Imposto sobre Grandes Fortunas a Partir de uma Perspectiva Voltada a um Sistema Tributário Equilibrado. In. V Congresso Internacional do CONPEDI, Uruguai, 2016. Disponível em http://conpedi.danilolr.info/publicacoes/9105o6b2/l44qq457/d20hxyiaj82jqWn3.pdf

BAGNOLI, Vicente. Direito Econômico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

BECKER, Algredo Augusto. Carnaval Tributário. 2. ed. São Paulo: Lejus, 2004.

BULOS, Uadi Lammêgo. Constituição Federal Anotada: jurisprudência e legislação. São Paulo: Saraiva, 2000.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito Tributário: Fundamentos jurídicos da incidência. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributário Brasileiro. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

DELANEY, Kevin. The Robot that Takes your Job Should Pay Taxes, Says Bill Gates. Disponível em https://qz.com/911968/bill-gates-the-robot-that-takes-your-job-should-pay-taxes/. Acesso em 20/06/2020.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. São Paulo: Coleção L&PM, 2015.

HIRSCH, Fábio Periandro de Almeida. A Efetivação do Imposto sobre Grandes Fortunas Brasileiro como Mecanismo de Desoneração da Renda dos Cidadãos: Instrumental teórico e pragmático. In. XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, São Paulo, 2009. Disponível em http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/sao_paulo/2491.pdf.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=o-que-e. Acesso em 28/04/2020.

JACOB, Lilian Ramos. Incentivos Fiscais à Inovação: Uma abordagem da extrafiscalidade como instrumento de desenvolvimento socioeconômico nacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, UNISINOS, São Leopoldo, 2018.

Laboratório de Aprendizado de Máquina e Organizações (LAMFO). Automation Jobs. Disponível em https://lamfo.shinyapps.io/automacao/. Acesso em 20/05/2020.

LEVITT, Steven D. DUBNER, Stephen J. Freakonomics: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MATSUNAGA, Marcos Hideo Moura. Extrafiscalidade: uma observação a partir da Teoria dos sistemas sociais. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Tributário) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, PUC-SP, São Paulo, 2018.

MENDONÇA, Maria Lírida Calou de Araújo; ALMEIDA, Saulo Nunes de Carvalho. A Extrafiscalidade Tributária como Mecanismo de Concretização do Direito Fundamental à Educação. In Revista Pensar, vo. 16, n.2, jul/dez, 2011.

PIMENTA, Paulo Roberto Lyrio. Direito Tributário Ambiental. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

SANTELLO, Fabiana Lopes Pinto. Direito Tributário Ambiental: Recursos Hídricos. São Paulo: Manole, 2017.

SAYEG, Ricardo; BALERA, Wagner. O Capitalismo Humanista: Filosofia Humanista de Direito Econômico. São Paulo: Kbr, 2011.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2019.

TEIXEIRA, Marcelo Tolomei. A Ascensão Neoliberal e a Desconstrução dos Direitos Fundamentais Trabalhistas. 2017. Tese (Doutorado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito e Garantias Fundamentais, FDV-BA, Vitória, 2017.

TELLES JÚNIOR, Goffredo. O Planejamento do Futuro: Uma sugestão de emenda à constituição. In Revista da Procuradoria do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial/SP, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada