EFEITOS E ANÁLISE DAS PROPAGANDAS ENGANOSAS E ABUSIVAS PARA O DIREITO DO CONSUMIDOR

Ana Cláudia Moraes JULIANO

Resumo


Este artigo tem por objetivo demonstrar o tipo de propaganda enganosa que envolve como elemento essencial a indução a erro, sendo sujeito ativo o fornece- dor (veiculador ou patrocinador) e sujeito passivo, o consumidor. Na propagan- da abusiva, que vem expressa no Código de Defesa do Consumidor, surge o mesmo sujeito ativo, mas o passivo é pessoa que pratique um dos atos indicados no artigo do Código. Buscam-se os efeitos que a propaganda enganosa e abusiva traz para o consumidor e como ela é tratada pelo Direito. Pretende-se também fazer uma análise semiótica das propagandas.


Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcellos. A repressão penal aos desvios de marketing. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 4, 1992.

CABRAL, Plínio. Propaganda técnica da comunicação industrial e comercial. São Paulo: Atlas, 1977.

CHAISE, Valéria Falcão. A Publicidade em face do Código de Defesa do Consumi- dor. São Paulo: Saraiva, 2001.

COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FURLAN, Valéria C. P. Princípio da veracidade nas mensagens publicitárias. Re- vista de Direito do Consumidor. São Paulo, n.10, 1994.

GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus propaganda. São Paulo: Summus, 1991.

NERY JÚNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação processuall civil extravagante em vigor . 5 . ed. rev. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

PEREIRA, Guilherme Döring Cunha. Liberdade e responsabilidade dos meios de comunicação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

REVISTA DE DIREITO DO CONSUMIDOR. São Paulo, n.1, p. 222-228, 1992 e n. 4, p. 200-234, 1992.

SANT”ANA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1981.

VERTERGAARD; SCHRODER. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada