DO TRABALHO TERCEIRIZADO: POSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO DA SUA FUNÇÃO SOCIAL NA NOVA DINÂMICA EMPRESARIAL?

Lourival José OLIVEIRA

Resumo


A reestruturação pós-fordista, envolvendo novas tecnologias, novos métodos de gestão da produção, novas formas de utilização da força de trabalho e a transfor- mação do Estado, com novos modos de regulação da atividade empresarial, con- tém elementos que acabam delineando a chamada reestruturação produtiva. Nes- ta nova ordem, a terceirização da força de produção pode representar a dispersão do núcleo empresarial, desagregando trabalhadores e limitando a sua força de re- presentação. No entanto, dentro da mesma reestruturação produtiva, desponta a empresa como instituição, tomando a terceirização nova compreensão a partir do momento em que participa de uma estrutura horizontalizada, com a participação efetiva dos trabalhadores nos seus destinos, tendo como resultado a socialização da empresa, que acaba expandido e gerando contribuições para toda a coletividade externa.


Texto completo:

PDF

Referências


CONCEIÇÃO, Maria de. A terceirização e o direito no Brasil. Disponível em: http://www.foconet.com.br.

MELHADO, Reginaldo. Poder e Sujeição. São Paulo: Ltr, 2003, p. 144-145.

MORAIS FILHO, Evaristo de. A função social da empresa. In: MALLET, Este- vão; ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim. (coord.) Direito do trabalho. São Paulo: Ltr. 1996, 141.

OLIVEIRA, Lourival José de. Direito do trabalho: organizações de trabalhadores e modernização. Curitiba: Juruá, 2003, p.169-70.

PRUNES, José Luiz Ferreira. Trabalho terceirizado e composição industrial. 2 ed. Curitiba: Juruá, 2002.

SEGURANÇA nas plataformas da petrobrás é questionada. Disponível em: http:/ /www.gustavorcs.hpg.ig.com.br/materias.htm. Acesso em 29.10.03.

VIDAL NETO, Pedro. A terceirização perante o direito do trabalho. In: MALLET, Estevão; ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim (coord.) Direito do trabalho. São Paulo: Ltr., 1996, p. 91.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada