CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DO DEVER DE CONTINUIDADE NOS PRINCIPAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS

Oscar Ivan PRUX

Resumo


O presente artigo aborda a problemática dos serviços essenciais, em especial o conteúdo do dever de continuidade ao teor do Art. 22, da Lei no 8.078/90 (Có- digo de Proteção e Defesa do Consumidor). Para esse desiderato, refere-se breve- mente ao contexto social e jurídico que levou à aprovação do CDC e trata de conceituações e elementos relativos aos serviços de interesse geral ou coletivo (pú- blicos e privados sob forte controle estatal), até adentrar e concentrar-se em seu foco principal, que é o estudo da possibilidade ou não de suspensão do forneci- mento de serviços essenciais (exemplo: água, luz, esgotos etc.) diante de descumprimento de obrigação contratual (principalmente falta de pagamento), por parte do usuário. Traçando considerações que levam em conta a legislação vigente e os fatores inerentes a viabilidade econômica das empresas envolvidas nos fornecimentos, bem como os aspectos sociais decorrentes da questão, apresenta conclusões palpáveis para a atual conjuntura, sem deixar de indicar soluções ideais para uma sociedade melhor.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Acórdão Relator: Ministro Garcia Vieira. Brasília, 20 abril 1999. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 31, jul./ set. 1999.

CD JURISPLENUM –Jurisprudência e Legislação. Caxias do Sul: Plenum, 2000. v. 1/51.

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das relações contratuais. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 15. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

MENEZELLO, Maria D’Assunção C. Código de defesa do consumidor e a pres- tação dos serviços públicos. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo, n. 19, jul./set., 1996.

PINTO, João Augusto Alves de Oliveira. A responsabilidade civil do Estado-for- necedor de serviços ante o usuário-consumidor. Belo Horizonte: Nova Alvorada, 1997.

ROPPO, Enzo. O contrato. Coimbra: Almedina, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada