AS TRANSFORMAÇÕES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO: O PROCESSO INTERVENCIONISTA DO ESTADO BRASILEIRO

Cristiane Carvalho Burci FERREIRA

Resumo


O trabalho, como valor imanente ao homem, reconhecido em nível mundial, somente obteve tal valor após uma longa História de lutas e mobilizações da classe trabalhadora. Sua evolução segue a evolução da própria sociedade, de sua organização política e social, visto que em cada período da História o trabalho recebeu tratamento diverso, de forma a traçar uma longa trajetória, que vai da escravidão -período em que o trabalho era associado a pena- até a valorização incondicional, a qual se corrobora, no Estado brasileiro, com a Constituição Fe- deral vigente, onde os valores sociais do trabalho são fundamento do Estado De- mocrático de Direito, bem como a valorização do trabalho constitui-se funda- mento da ordem econômica, sendo, outrossim, a busca do pleno emprego um dos princípios que regem a ordem econômica. O valor do trabalho atingiu seu ápice a partir do momento em que o Estado passou a intervir nas relações dessa natureza, através da regulação, o que corrobora a importância do processo intervencionista do Estado nas questões ligadas a ele, como forma de evitar que os estados, e especialmente, o Estado brasileiro, sejam tomados pelo espírito neoliberal, que propõe soluções aparentemente imediatas às questões relacionadas ao traba- lho, mas que, na verdade, busca o retrocesso e a eliminação de toda uma história de lutas e conquistas de uma classe sempre ameaçada pelo capital.


Texto completo:

PDF

Referências


BORTOLOTTO, Christyanne Regina. Breve Histórico da Figura do Trabalha- dor. In: COUTINHO, Aldacy Rachid e outros (coord.). Direito do Trabalho & Direito Processual do Trabalho (Temas Atuais). Curitiba: Juruá, 2000.

GOMES, Dinaura Godinho Pimentel. Direito do trabalho e dignidade da pessoa humana, no contexto da globalização econômica: problemas e perspectivas. São Paulo: LTR, 2005,

GOMES, Dinaura Godinho Pimentel. O Princípio Constitucional da Dignida- de da Pessoa Humana e a Flexibilização da legislação Trabalhista. In GARCIA, Maria. Revista de Direito Constitucional e Internacional. São Paulo: Editora Revis- ta dos Tribunais, ano 11, jul-set 2003.

JUNIOR, Lima; BEVENUTO, Jayme. Os Direitos Humanos, Econômicos, Soci- ais e Culturais. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

MUNAKATA , Kazumi. A legislação trabalhista no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1984.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

OLIVEIRA, Lourival José de. Direito do trabalho: Organizações de trabalhadores e modernização. Curitiba. Juruá: 2003.

SUSSEKIND, Arnaldo et. al. Instituições de Direito do trabalho. 19a. ed. Atual / por Arnaldo Sussekind e João Lima Teixeira Filho. São Paulo: LTr, 2000.

VIANNA apud TEIXEIRA FILHO, João de Lima (Coord). Relações Coletivas de Trabalho. São Paulo: LTR, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada