O TRATAMENTO DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO COMO FUNDAMENTO DEMOCRÁTICO E A CORTE EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS
Abstract
A liberdade de expressão é um requisito essencial para a realização plena do homem, pois é através dela que o indivíduo tem acesso à informação, o que lhe permite formar a sua opinião e a partir desta fazer escolhas livres e conscientes. Assim, a liberdade de expressão deve ser compreendida como um dos direitos fundamentais dos indivíduos e como um dos fundamentos democráticos, na medida em que o direito à liberdade de expressão assegura a manifestação e debate de diferentes ideias e opiniões, consolidando a democracia. Ainda que não trate de um direito absoluto, nas democracias consolidadas a liberdade de expressão requer um alto de grau de ameaça a justificar sua restrição ou proibição, de onde se pode afirmar a sua importância enquanto fundamento democrático. No âmbito do Sistema Europeu de Direitos Humanos, a Convenção Europeia dos Direitos Humanos cuidou da matéria, assegurando no seu artigo 10 o direito à liberdade de pensamento e de expressão. Sob a égide deste instrumento normativo internacional, a matéria tem sido objeto de vários julgados da Corte Europeia de Direitos Humanos, nos quais tem se destacado a apreciação da relação entre liberdade de expressão e democracia, cumprindo um papel importante no tratamento dado a este tema.References
ALVES, Laura Maria Pessoa Batista. A mídia como agente operador do Direito. Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade da FIDES, Natal, n. 02, p. 190-202, 2011.
BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme Assis de Almeida. Curso de Filosofia do Direito. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
___________ Teoria Constitucional da Democracia Participativa, por um direito constitucional de luta e resistência, por uma Nova Hermenêutica, por uma repolitização da legitimidade. 2. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.
CANÇADO TRINDADE, Antônio Augusto. Os Tribunais Internacionais Contemporâneos. Brasília: FUNAG, 2013.
FALSARELLA, Christiane Mina. A Liberdade de Expressão na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, n. 61, p. 149, 2012.
GASPAR, António Henriques. Liberdade de expressão: o artigo 10º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem: uma leitura da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. In: COSTA ANDRADE, Manuel da; ANTUNES, Maria João; SOUSA, Susana Aires de (orgs.). Estudos de homenagem ao Professor Doutor Jorge de Figueiredo Dias. Vol. I. Coimbra: Coimbra Editora, 2009-2010.
MACHADO, Jónatas. Liberdade de Expressão. Dimensões Constitucionais da Esfera Pública no Sistema Social. Coimbra: Coimbra Editora, 2002.
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.
MENDEL, Toby Liberdade de informação: um estudo de direito comparado. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2009.
MILL, John Stuart. Da Liberdade. São Paulo: Martins Fontes: 2000.
_____¬¬¬¬______ Sobre a liberdade. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
MORIN, Edgar. O Método 6: Ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PORTUGAL. Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem: casos nacionais. Lisboa: Centro de Estudos Judiciários, 2013.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Europa à beira do estado de sítio. Disponível em: <http://outraspalavras.net/destaques/boaventura-a-europa-a-beira-do-estado-de-sitio/>. Acesso em: 20 jan. 2015.
SARMENTO, Daniel. Liberdade de Expressão, Pluralismo e o Papel Promocional do Estado. Revista Latino-americana de Estudos Constitucionais. Nº 7, Belo Horizonte: Del Rey, 2006.
TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ULLOA, Adriana Consuelo Jimenés. La libertad de expresión en la jurisprudencia de la Corte Interamericana y del Tribunal Europeo de Derechos Humanos. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).