O SISTEMA AIRBNB E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO DE PROPRIEDADE E CONDOMÍNIO EDÍLICIO

Autores/as

  • Maria Helena Marques Braceiro Daneluzzi
  • Maria Lígia Coelho Mathias

Resumen

Estudo sobre a repercussão, nos condomínios edilícios, dos contratos de locação/hospedagem, quando intermediados pela plataforma Airbnb e assemelhadas.  Importância da interpretação da convenção, quando restringe como residencial o uso do imóvel. Considerações sobre a possibilidade ou não de limitação do direito de propriedade pela convenção de condomínio e respectivo quorum. Delimitação das atribuições da convenção e do regimento/regulamento interno. Questionamento acerca da utilização representar mudança de destinação da unidade condominial e quorum exigido para tanto. Elaboração de várias hipóteses concernentes à necessidade de aprovação em convenção condominial da locação/hospedagem por meio da plataforma digital Airbnb e assemelhadas, bem como as respectivas variações nas limitações do uso. Reflexão sobre a possibilidade ou não da proibição, na convenção condominial, de utilização do sistema Airbnb e assemelhados, para efeito de locação/hospedagem da unidade condominial.

Biografía del autor/a

  • Maria Helena Marques Braceiro Daneluzzi

    Procuradora do Estado de São Paulo, Professora de Direito Civil nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica –SP e Coordenadora Acadêmica do Curso de Especialização em Direito de Família e Sucessões do COGEAE/ PUCSP – Mestre e Doutora em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica/SP.

  • Maria Lígia Coelho Mathias

    Professora Titular de Direito Civil e responsável pelos cursos de extensão da Fundação Armando Álvares Penteado. Mestre e Doutora em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica/SP.  Vice Coordenadora Acadêmica do Curso de Especialização em Direito de Família e Sucessões do COGEAE/ PUCSP. Advogada.

Publicado

2019-09-07

Número

Sección

Artigos Nacionais