CONTROVÉRSIAS SOBRE A APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO DE VIENA ÀS RELAÇÕES DE CONSUMO
Resumen
Diante do cenário cada vez mais interconectado do comércio internacional, a demanda pela uniformização das leis e superação das diversidades jurídicas cresceu vertiginosamente. A Convenção de Viena sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias foi colocada para assinatura em 1980, depois de anos de trabalhos que objetivavam a uniformização das regras que disciplinam os contratos de compra e venda internacional de mercadorias. A internalização e aplicação da convenção no ordenamento jurídico brasileiro ocorreu recentemente, suscitando questionamento sobre sua aplicação. Uma das questões mais sensíveis é a relação da convenção e sua definição de relação de consumo e a definição e aplicação de relação de consumo realizada no Direito Consumerista brasileiro. Diante do conflito entre as legislações e interpretações consumeristas brasileiras e as previstas pela convenção, em relação aos contratos de compra e venda internacional de mercadorias, deve, em função do caráter internacional de elaboração da convenção, ser aplicada as regras previstas na convenção.Referencias
BENETI, Ana Carolina. A convenção de Viena sobre compra e venda internacional de mercadorias (CISG) e a questão do direito do consumidor. In: SCHWENZER, Ingeborg; PEREIRA, Cesar A. Guimarães; TRIPODI, Leandro. A CISG e o Brasil: convenção nas Nações Unidas para os contratos de compra e venda internacional de mercadorias. São Paulo: Marcial Pons; Curitiba: Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 2015.
CISG BRASIL. Disponível em: http://www.cisg-brasil.net/. Acesso em: 13 maio 2016.
CASADO FILHO, Napoleão. Breve introdução sobre a CISG e sua aplicabilidade no Brasil. In: VENOSA, Sílvio de Salvo; GAGLIARDI, Rafael Villar; TERASHIMA, Eduardo Ono (orgs). A convenção de Viena sobre contratos de compra e venda internacional de mercadorias: desafios e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2015.
FARIAS, Inez Lopes Matos C. de. O impacto da tecnologia na evolução do direito do comércio internacional: do comércio marítimo ao comércio eletrônico. In: AMARAL JÚNIOR, Alberto do (coord.). Direito do comércio internacional. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.
GARCEZ, José Maria Rossani. Introdução à convenção das nações unidades sobre contratos de compra e venda internacional de mercadorias – Viena 1980. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
MASTEGUIN, Marcel; MEYER, Juliana Fontão Lopes Corrêa. A CISG e o Código de Defesa do Consumidor: uma análise comparativa. In: VENOSA, Sílvio de Salvo; GAGLIARDI, Rafael Villar; TERASHIMA, Eduardo Ono (orgs.). A convenção de Viena sobre contratos de compra e venda internacional de mercadorias: desafios e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2015.
MARQUES, Cláudia Lima; BENJAMIN, Antônio Herman V.; MIRAGEM, Bruno. Comentários ao código de defesa do consumidor. 2ª ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.
MIRANDA ROSA, Felippe Augusto. Sociologia do direito: o fenômeno jurídico como fato social. 5ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
PIGNATTA, Francisco Augusto. A uniformização das regras do contrato de compra e venda internacional de mercadorias: suas vantagens, seus desafios. In: SCHWENZER, Ingeborg. PEREIRA, Cesar A. Guimarães. TRIPODI, Leandro. A CISG e o Brasil: convenção nas Nações Unidas para os contratos de compra e venda internacional de mercadorias. São Paulo: Marcial Pons; Curitiba: Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 2015.
TEXEIRA, Tarcísio; SABO, Isabela Cristina. Comércio eletrônico: direito interno e externo. Anais VI Seminário Interinstitucional de Mestrados em Direito da Universidade Estadual de Londrina. Estado liberal e intervenção nas atividades empresariais e pessoais. Londrina, 2015, p. 209-223
TRIPODI, Leandro. A convenção de Viena de 1980: esboço de sua gênese histórica e estrutura normativa. In: VENOSA, Sílvio de Salvo. GAGLIARDI, Rafael Villar; TERASHIMA, Eduardo Ono (orgs.). A convenção de Viena sobre contratos de compra e venda internacional de mercadorias: desafios e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2015.
KUYVEN, Fernando; PIGNATTA, Francisco Augusto. Comentários à Convenção de Viena: compra e venda internacional de mercadorias. São Paulo: Saraiva, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).