EFEITOS E ANÁLISE DAS PROPAGANDAS ENGANOSAS E ABUSIVAS PARA O DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores/as

  • Ana Cláudia Moraes JULIANO Universidade de Marília/ UNIMAR

Resumen

Este artigo tem por objetivo demonstrar o tipo de propaganda enganosa que envolve como elemento essencial a indução a erro, sendo sujeito ativo o fornece- dor (veiculador ou patrocinador) e sujeito passivo, o consumidor. Na propagan- da abusiva, que vem expressa no Código de Defesa do Consumidor, surge o mesmo sujeito ativo, mas o passivo é pessoa que pratique um dos atos indicados no artigo do Código. Buscam-se os efeitos que a propaganda enganosa e abusiva traz para o consumidor e como ela é tratada pelo Direito. Pretende-se também fazer uma análise semiótica das propagandas.

Biografía del autor/a

  • Ana Cláudia Moraes JULIANO, Universidade de Marília/ UNIMAR

    Professora do Curso de graduação em Direito. Mestre em Direito das Relações Privadas e mestranda em Comunicação pela Universidade de Marília/ UNIMAR, Marília-SP.

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Sección

Artigos Nacionais