FUNDAMENTOS DO ENCARCERAMENTO NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS: A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA CARCERÁRIA

Autores

  • José Wilson Ferreira Lima Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
  • Antonio Henrique Graciano Suxberger Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Resumo

O artigo identifica e analisa a distorção criada pelo sistema político nacional, que instituiu e reservou cotas raciais para atender à população negra, ao mesmo tempo em que o Estado promove o encarceramento em massa dessa mesma população, com fundamento em política de controle da criminalidade. Pesquisas realizadas em torno da política norte-americana de encarceramento e controle penal, que guarda relação com a realidade brasileira, subsidiaram o estudo, cuja importância é, primordialmente, investigar e revelar as inconsistências dos arranjos institucionais e dos discursos de legitimação do controle penal em associação com programas de preferências raciais. O recorte principal do estudo se insere na perspectiva dos direitos humanos e fundamentais. Metodologicamente, o artigo se orienta em pesquisas desenvolvidas sobre esse tema, que evidenciam particularidades implícitas nas políticas de preferências raciais, ao lado de um sistema estrategicamente engendrado para punir pobres e negros, de modo a desviar a atenção quanto a outros graves crimes envolvendo a classe e o sistema político.

Biografia do Autor

  • José Wilson Ferreira Lima, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
    Doutorando em Direito no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Mestre em Direito Constitucional. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Pública (UniCEUB). Promotor de Justiça.
  • Antonio Henrique Graciano Suxberger, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

    Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae (IGC) da Universidade de Coimbra (2018). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e dos cursos de pós-graduação lato sensu da Fundação Escola Superior do MPDFT (FESMPDFT). Professor do Máster Oficial Universitário em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e Professor Investigador do Programa de Doutorado em Ciências Jurídicas e Políticas da mesma Universidade.

Referências

Encarceramento em Massa. Política Criminal. Preferências Raciais.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

Artigos Nacionais