ASPECTOS SOBRE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO HUMANO

Débora Brito MORAES, Lourival José de OLIVEIRA

Resumo


O presente estudo apresenta algumas reflexões sobre a necessidade de valorização do trabalho humano, como instrumentalizador da dignidade da pessoa humana, trazendo à baila a flexibilização dos direitos trabalhistas ante a globalização econômica, a necessidade de conscientização dos detentores do poder econômico, de sua obrigação social em tratar o homem como um parceiro necessário ao de- senvolvimento do mercado e não apenas como um fator de produção. Demonstra também que a Ordem Econômica tem uma função social a cumprir, no tocante à dignidade da pessoa humana, para assegurar a todos os direitos sociais básicos. Isso implica na necessária intervenção do Estado nas relações econômicas, quando necessária, a fim de fazer prevalecer a valorização do trabalho humano, ou seja, buscar o desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.


Texto completo:

PDF

Referências


BOCORNY, Leonardo Raupp. A valorização do trabalho humano no Estado Democrático de Direito. Porto Alegre: SAFE, 2003.

BONAVIDES, Paulo. Do Estado liberal ao Estado social. 7. ed. São Paulo: Mal- heiros, 2004.

DERANI, Cristiane. Direito Ambiental Econômico. São Paulo: Max Limonad, 1997.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Comentários à Constituição Brasileira de 1988. São Paulo: Saraiva, v. 4, 1995.

GOMES, Dinaura Godinho Pimentel. Direito do trabalho e dignidade da pessoa humana, no contexto da globalização econômica: problemas e perspectivas. São Paulo: LTr, 2005.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2003. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

NUNES, Rizzato. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: doutrina e jurisprudência. São Paulo: Saraiva 2002.

PETTER, Josué Lafayete. Princípios constitucionais da ordem econômica: o sig- nificado e o alcance do art. 170 da Constituição Federal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

SILVA NETO, Manoel Jorge. Direito Constitucional e Econômico. São Paulo: LTr., 2001.

SILVA, Paulo Henrique Tavares da. Valorização do trabalho como princípio con- stitucional da ordem econômica brasileira: interpretação crítica e possibilidades de efetivação. Curitiba: Juruá, 2003

SÜSSEKIND, Arnaldo. et al. Instituições de direito do trabalho. 20. ed. São Paulo: LTr, v. I, 2002

URIARTE, Oscar Ermida. A flexibilidade. São Paulo: LTr, 2002. www.conjur.estadao.com.br. Acesso em: 16 nov. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada