RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

Mara Vidigal DARCANCHY

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da responsabilidade social das empresas no âmbito nacional, notadamente no que tange aos aspectos relativos às mudanças significativas no atual contexto da produção material, bem como no que se refere às demandas e exigências de uma sociedade civil que atua no sentido de promover a cidadania em todos os níveis institucionais, inclusive as relações da empresa com a coletividade, o seu meio, e as ações afirmativas no sentido de aproximar a empresa da coletividade, tendo como elemento funda- mental a comunicação racionalizada para dialogar com a sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


CEVOLI, Marida. Bell: o advento pós-industrial. In DE MASI, Domenico. A sociedade pós-industrial. São Paulo: Editora SENAC, 1999.

DE MASI, Domenico. A sociedade pós-industrial. São Paulo: Editora SENAC, 1999.

FIESP-CIESP, Núcleo de Ação Social. Responsabilidade social empresarial: pan- orama e perspectivas na indústria paulista. São Paulo: NAS – Núcleo de Ação Social, novembro de 2003.

GRAJEW, Oded. O que é responsabilidade social. In: Mercado Global. São Paulo. Ano 27, n. 07, junho/2000.

HABERMAS, J. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos, Trad. F. B. Siebe- neichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

HENDERSON, Hezel. Além da globalização: modelando uma economia global sustentável. Trad. Maria José Scarpa, São Paulo: Editora Cultrix, 2003.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Carta sobre a tolerância. (Coleção clássicos do pensamento político), Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, 1994.

RAYMOND, Aron. A sociedade industrial. In FORACCHI, Marialice Mencarini, Martins, José de Souza. Sociologia e sociedade (leituras de introdução à sociologia). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2002.

SOUZA, Herbert de; RODRIGUES, Carla. Ética e Cidadania. São Paulo, Moderna, 1994.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 18. ed., Trad. João Távora, Rio de Janeiro: Record, 1992.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Tradução de Carlos Aboim de Brito Biblioteca de Filosofia Contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2359-6880      ISSN impresso: 1677-809X

LIVRE    DIADORIM 

LIVRE!     Imagem relacionada